O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e a primeira-dama, Maria Virginia Casagrande, foram recebidos pelo Papa Francisco em audiência privada no Vaticano neste sábado (9). O encontro foi realizado na Biblioteca Privada do Palácio Apostólico São Damásio, atendendo a uma solicitação do arcebispo de Vitória, Dom Dario, e do bispo auxiliar, Dom Andherson Franklin.
Renato Casagrande se encontra com Papa Francisco
Durante a audiência, que durou cerca de 30 minutos, Casagrande presenteou o Papa com uma escultura do Santo Anchieta, santo capixaba canonizado pelo pontífice. A obra, feita pelo artista plástico capixaba Ivan Coelho, é uma peça em madeira com detalhes em aço, representando as riquezas do Espírito Santo.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Além disso, o governador abordou questões relacionadas às mudanças climáticas, tema que preocupa o Papa Francisco, principalmente em relação ao derretimento do gelo no Polo Norte. Casagrande também apresentou outros símbolos do estado, como a Festa da Penha, o Convento da Penha — que pertence à ordem franciscana, mesma do Papa — e o Santuário de José de Anchieta, na cidade de Anchieta, no Litoral Sul.
Casagrande entregou ao Papa a bandeira do Espírito Santo, explicando que a frase “Trabalha e Confia” é uma adaptação de uma citação de Santo Inácio de Loyola. As cores da bandeira também têm uma simbologia importante, remetendo ao manto de Nossa Senhora da Penha. A bandeira foi abençoada pelo Papa e será exposta no Gabinete do Governador, no Palácio Anchieta, em Vitória.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Vídeo Instagram:
Casagrande também se encontrou com prefeito de Roma
Na última sexta-feira (08), o governador Renato Casagrande também se reuniu com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. O encontro na prefeitura de Roma abordou temas de turismo e mudanças climáticas, com foco em ações que podem trazer benefícios tanto para o Espírito Santo quanto para a capital italiana.
Casagrande ressaltou a importância de Roma como um dos principais destinos turísticos da Europa e compartilhou ideias sobre o desenvolvimento turístico capixaba. Segundo ele, o objetivo é fomentar trocas de experiência que possam beneficiar o estado. Além disso, o debate também incluiu planos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, tema prioritário para Roma, uma das 100 cidades europeias com projetos destacados na área ambiental.
“No primeiro compromisso oficial aqui na Itália, estive com o prefeito de Roma que nos recebeu muito bem. Tratamos de alguns assuntos que são importantes para o nosso País e para o Espírito Santo. Falamos sobre os planos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Também falamos sobre o turismo, pois Roma naturalmente é um destino turístico muito popular. Trocamos ideias na área política pela importância das relações da comunidade europeia com o Mercosul”
Renato Casagrande
A reunião na Itália ocorre pouco antes de o governador seguir para o Azerbaijão, onde participará da COP29, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Como presidente do Consórcio Brasil Verde, Casagrande terá uma série de compromissos durante o evento, incluindo palestras para compartilhar as iniciativas de preservação ambiental em execução no Espírito Santo.
O Serra Noticiário continua acompanhando a agenda do governador e trará mais informações assim que possível.