Na última sexta-feira (23), 971 alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSD) da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) iniciaram o Estágio Profissional Supervisionado (EPS) após uma cerimônia realizada na Praça Oito, no Centro de Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande. Este estágio marca a fase final do curso e ocorre entre 23 de agosto e 27 de outubro, com uma carga horária de 360 horas, permitindo que os alunos apliquem na prática os conhecimentos adquiridos, atuando na proteção da sociedade capixaba.
A solenidade de abertura reuniu todos os 971 alunos soldados, que agora reforçarão o patrulhamento em diversas áreas da Grande Vitória. Eles serão distribuídos entre várias Unidades Operacionais, incluindo os batalhões 1º, 4º, 6º e 7º, as companhias independentes 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, 16ª e 17ª, além do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Durante o estágio, esses futuros policiais militares realizarão patrulhamentos a pé, em viaturas e participarão de operações de trânsito, fortalecendo a segurança pública nas regiões onde atuarão. O desempenho dos alunos será continuamente avaliado, e o resultado final determinará a aptidão para a conclusão do curso e a obtenção do diploma.
Leonardo Damasceno, secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, destacou a importância da formação e incorporação de novos policiais para o fortalecimento do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, ressaltando que “Sem os bons policiais que estamos formando, não temos como manter um serviço de qualidade na segurança pública para a nossa população. É fundamental a recomposição de efetivo, que vem sendo feita desde que o governador Renato Casagrande assumiu, dentro das diretrizes do programa Estado Presente, tanto na Polícia Militar, quanto na Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. São quase 1 mil soldados a mais, preparados para auxiliar nas reduções de violência que temos tido ano após ano.”
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, também enfatizou a importância do estágio operacional, afirmando que “Os nossos alunos soldados irão aplicar, na prática, o que aprenderam durante todo o curso de formação, fortalecendo o policiamento nas ruas e trazendo um reforço na segurança. Assim, garantimos um serviço mais eficiente e ainda mais preparado para proteger a sociedade capixaba.”
De acordo com a Polícia Militar, essa etapa final reforça seu compromisso com a segurança e a ordem pública, garantindo que os novos soldados estejam prontos para enfrentar os desafios diários e proteger a sociedade capixaba de forma eficaz.