Na última sexta-feira (15), a Secretaria da Fazenda do Espírito Santo (SEFAZ) revelou as datas para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do ano de 2024.
Dependendo do último dígito da placa do veículo, o vencimento da cota única ou da primeira parcela ocorrerá entre 09 e 15 de abril de 2024. Esta regra se aplica a todos os tipos de veículos, incluindo carros, motocicletas, caminhões, ônibus e micro-ônibus.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Descontos de 15%
Para os motoristas que então, optarem pelo pagamento em cota única, será oferecido um incentivo de 15% de desconto. Esta modalidade de desconto, introduzida em 2023, continua em 2024.
Contudo, os proprietários de veículos também terão a opção de parcelar o imposto em até seis vezes.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
O estado do Espírito Santo mantém uma das taxas de IPVA mais baixas do Sudeste brasileiro e do país. Motocicletas, ônibus e caminhões estão sujeitos a uma alíquota de 1%, enquanto carros de passeio e utilitários têm uma alíquota de 2%. Veículos fabricados no ano de 2008 ou antes estão isentos do IPVA 2024, beneficiando-se da regra de isenção para veículos com mais de 15 anos.
Boletos Totalmente Online a Partir de 2024
É importante destacar que, a partir de janeiro de 2024, os boletos do IPVA estarão disponíveis exclusivamente online, garantindo mais segurança para os clientes.
Portanto, os proprietários de veículos poderão acessar e emitir o Documento Único de Arrecadação (DUA) através dos sites da Secretaria da Fazenda do Espírito Santo (SEFAZ) ou do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES). A facilidade do pagamento online é ampliada com a opção de leitura do código de barras ou digitação do código em Internet Banking ou terminais de autoatendimento bancário. A tabela do IPVA 2024 pode ser acessada através deste link: IPVA 2024/Tabela
DETRAN adota uso de inteligência artificial em vistoria de veículos no ES