O Governo do Estado anunciou, através de publicação no Diário Oficial desta sexta-feira (29), o concurso público para o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF). O processo seletivo, que visa contratar imediatamente e formar cadastro de reserva. Será a oportunidade de preencher 52 vagas divididas entre os cargos de Fiscal Estadual Agropecuário e Técnico de Fiscalização e Desenvolvimento Agropecuário.
Governo do ES anuncia concurso público para fiscais de agropecuária
Assim, os candidatos com Ensino Superior poderão concorrer a 17 vagas, enquanto aqueles com formação técnica de nível médio terão 35 vagas disponíveis. As oportunidades para fiscais são destinadas a profissionais formados em diversas áreas de Engenharia, Geografia, Química, entre outras. Para o nível técnico, as vagas abrangem formações em Agropecuária, Cartografia, Agrimensura, Geomática e Geoprocessamento.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O governador Renato Casagrande (PSB) destacou a importância do concurso para aprimorar o quadro técnico do IDAF. Além disso, ele ressaltou o papel essencial na proteção dos recursos naturais e na defesa agropecuária. O concurso, segundo o governador, visa fortalecer o sistema agrícola do Estado e acelerar as entregas à sociedade.
“O IDAF tem como principal objetivo garantir a qualidade dos produtos agrícolas e a sustentabilidade dos processos de produção, por meio dos serviços de defesa, inspeção, fiscalização e parte de licenciamentos ambientais ligados à agropecuária. Portanto, esse reforço institucional do órgão abre e fortalece os processos de comercialização que são imprescindíveis na melhoria da renda das famílias rurais”
Renato Casagrande
Enio Bergoli, Secretário de Estado da Agricultura, sublinhou o papel do IDAF na garantia da qualidade dos produtos agrícolas e na sustentabilidade dos processos produtivos. O concurso, segundo ele, reforça a capacidade do órgão de fiscalização e licenciamento ambiental ligado à agropecuária, impactando positivamente na renda das famílias rurais.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Quanto será a remuneração para esses cargos?
Além disso, o diretor-presidente do IDAF Eduardo Chagas, explicou que o concurso é uma resposta à recente defasagem de profissionais. Dessa forma, promovendo a continuidade dos serviços prestados pelo órgão. Com remunerações de R$ 6.911,73 para fiscais e R$ 3.505,95 para técnicos, além de auxílio-alimentação, o concurso representa uma excelente oportunidade para profissionais qualificados.
Por fim, a organização do concurso está a cargo do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB), e os detalhes completos, incluindo datas, locais de prova e conteúdo programático, estão disponíveis no Diário Oficial do Estado e nos sites do IDIB e do IDAF.
O Serra Noticiário estará acompanhando os detalhes desse concurso de perto e trará mais informações assim que possível.