O Governo do ES planeja expandir as linhas do Sistema Transcol para atender os trabalhadores de dois novos condomínios logísticos na Serra. Os empreendimentos, ainda em construção, devem gerar cerca de 3.500 postos de trabalho.
Na manhã desta sexta-feira (14), o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Abreu, e o diretor-presidente da CETURB-ES, Marcelo Campos Antunes, se reuniram com representantes da Associação dos Empresários da Serra (ASES) para discutir a viabilidade da ampliação do transporte público na região.
Leia Mais ∎
Governo destaca importância dos novos empreendimentos
Durante o encontro, Júnior Abreu destacou a importância da parceria entre o governo e a iniciativa privada. Segundo ele, a administração estadual busca oferecer condições para o desenvolvimento empresarial, garantindo infraestrutura e suporte para a criação de empregos no Espírito Santo.
“Nosso papel é garantir à iniciativa privada todas as condições necessárias para o seu desenvolvimento. São os empreendedores que produzem e geram oportunidades de trabalho para os capixabas. O Governo do Estado, sob a liderança do governador Renato Casagrande, estará sempre ao lado do setor
Júnior Abreu
produtivo”

Empreendimentos e impacto na mobilidade
Um dos novos condomínios logísticos está sendo construído às margens do Contorno do Mestre Álvaro. A primeira fase da obra será concluída em abril de 2025, disponibilizando 42 mil m² de área bruta locável (ABL). O projeto beneficiará moradores de bairros próximos, como Serra Sede, Cascata e Muribeca.
Já o segundo empreendimento está localizado em Campinho da Serra, próximo à BR-101. O local contará com mais de 200 mil m² de área construída, e um dos galpões já foi alugado por uma grande empresa nacional que decidiu transferir suas operações de São Paulo para a Serra, atraída pela localização estratégica e pelos incentivos fiscais.

Estudo técnico para ampliação das linhas
Dessa forma, o diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcelo Campos Antunes, explicou que uma equipe irá aos locais para realizar um estudo de viabilidade técnica e financeira. Esse levantamento definirá como as novas linhas serão implementadas e quais ajustes serão necessários na operação do Transcol.
“Agora a Ceturb-ES vai enviar uma equipe ao local para realizar um estudo de viabilidade técnica e de custo financeiro para ampliação de linhas. Somente após esse estudo saberemos como poderá ser feito o atendimento”
Diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcelo Campos Antunes
Investimentos na infraestrutura logística
Assim, a expansão das linhas de ônibus reforça a estratégia do governo estadual de impulsionar o desenvolvimento logístico. O projeto do Contorno de Jacaraípe, por exemplo, será uma das principais ligações viárias até o Porto da Imetame, em Aracruz, fortalecendo a infraestrutura para o transporte de cargas e a mobilidade urbana.
Sendo assim, para o empresário Elias Meneghelli Júnior, integrante da ASES e um dos sócios do condomínio logístico, a união entre governo estadual, prefeitura da Serra e empresários será determinante para consolidar a região como um polo logístico competitivo e atrativo para novos investimentos.
Por fim, com essa iniciativa, a Serra se prepara para absorver mais empregos e movimentar sua economia, garantindo mobilidade para os trabalhadores e fortalecendo sua posição como um dos principais centros logísticos do estado.
o Serra Noticiário continua acompanhando o projeto de perto e trará novas informações assim que possível.