O Grupo Teatral LUMEN, responsável pela tradicional encenação “Vida e Paixão de Cristo” no município de Serra, enfrenta dificuldades na preparação do evento deste ano. Isso porque, a área destinada aos ensaios, mais precisamente na Subida do Mestre Álvaro, rua Ecoporanga, em Vista da Serra I, cidade de Serra, encontra-se em condições inadequadas. Com matagal e falta de limpeza, atores e membros da produção pedem ajuda urgente da Prefeitura da Serra.
Grupo de Teatro da Serra pede ajuda para limpar e capinar local de ensaio
No último domingo (07), membros do grupo se mostraram muito surpresos pela situação do local de ensaio. A princípio, os ensaios deveriam iniciar três meses antes do evento, na data da sexta-feira da Paixão de Cristo, ou mais conhecida como Sexta-Feira Santa. Assim, com ensaios já atrasados, a situação atual coloca em risco a realização do espetáculo. Ou seja, uma parte fundamental do calendário cultural da cidade e que já conta com mais de trinta anos de tradição.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
A reportagem do Serra Noticiário teve acesso a imagens do local de ensaio. Nitidamente, é possível ver que não se trata nem um pouco de um local adequado para ensaios. O mato alto, na altura do joelho dos participantes, coloca em risco a saúde dos atores e grupo de apoio. Uma vez que, podem sofrer acidentes ou serem picados por animais peçonhentos.
Dessa forma, o Grupo Teatral LUMEN já solicitou a limpeza da área através de processo eletrônico, registrado sob o número 78661/2023. No entanto, até o momento não recebeu uma resposta concreta do secretário de Serviços Públicos, com o secretário Enivaldo Dias. A falta de ação por parte da secretaria preocupa o grupo. Já que, eles consideram isso um descaso em relação a um evento de grande importância cultural e religiosa para o município e para o Estado do Espírito Santo.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
O Diretor do Departamento de Cultura da SETUR, Sr. Fábio, já solicitou à Secretaria de Serviços Públicos a limpeza necessária para o evento. A Lei 3713/2012, aprovada pela Câmara Municipal da Serra-ES, reconhece a encenação “Vida e Paixão de Cristo” como parte do calendário de eventos do município. O que ressalta sua relevância e importância cultural dessa peça.
Portanto, a expectativa do Grupo Teatral LUMEN, composto por atores, atrizes e figurantes, é de uma resposta e ação imediata por parte da Prefeitura da Serra e do secretário Enivaldo Dias Pereira.
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Sendo assim, a reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra, junto à Secretaria de Serviços para questionar se as autoridades estavam a par desse problema. Além disso, questionamos se havia alguma previsão de serviço de poda e capina nessa região, para limpar o local de ensaio desse grupo de teatro. No entanto, até o momento desta publicação, não obtivemos respostas. O Serra Noticiário continua no aguardo de uma resposta da prefeitura.