O comando da Câmara da municipal da Serra (CMS), promete ser definida em uma disputa acirrada para o biênio 2025/2026. A eleição está marcada para ocorrer no dia 1º de janeiro de 2025. Um grupo de vereadores composto pelos partidos Podemos, PSB e Republicanos apresentou uma chapa alternativa à candidatura à reeleição do atual presidente, Saulinho da Academia (PDT).
Disputa pela presidência
A candidatura de Saulinho da Academia (PDT) à reeleição será desafiada por essa chapa, que conta com nomes experientes, como Rodrigo Caldeira, ex-presidente da Câmara e atualmente decano, além de novos vereadores, como Henrique Lima e Agente Dias, que assumirão o primeiro mandato em 2025.
Leia Mais ∎
Grupo promete gestão transparente
Conforme apurado pela coluna Chico Prego do Serra Noticiário, os integrantes da chapa defendem uma gestão que priorize a transparência, eficiência e harmonia entre os vereadores, com foco em atender aos anseios da sociedade serrana. Segundo o vereador Henrique Lima, que encabeça a chapa:
“A Serra precisa de uma mesa diretora que seja capaz de apresentar uma gestão inovadora, eficiente e que contribua em conjunto com o Poder Executivo e a sociedade civil organizada para superar os desafios atuais e construir um futuro mais promissor para a Serra, com respeito com o dinheiro público.”
Henrique Lima
Já o vereador Professor Rurdiney (PSB) destacou a importância de um compromisso direto com os cidadãos serranos:
“É fundamental que os novos membros da Mesa Diretora sejam pessoas comprometidas com a cidade e que o foco seja efetivamente os cidadãos serranos, com comprometimento e visão de futuro, capazes de representar os interesses da população e de tomar decisões que beneficiem a cidade.”
Professor Rurdiney
Renovação e compromisso
Os vereadores garantem que a formação da chapa não representa um rompimento com o prefeito eleito, Werverson Meireles (PDT), mas sim um esforço para alinhar a Mesa Diretora às demandas da sociedade. A presença do PSB, partido do governador Renato Casagrande, junto com PODEMOS e REPUBLICANOS, que têm as segundas maiores bancadas na Câmara, reforça o objetivo de pluralidade e renovação.
Composição da chapa alternativa
A chapa é composta pelos seguintes vereadores:
- Presidente: Henrique Lima (PODEMOS)
- 1º Vice-Presidente: Jefinho do Balneário (PODEMOS)
- 2º Vice-Presidente: Agente Dias (REPUBLICANOS)
- 1º Secretário: Professor Rurdiney da Silva (PSB)
- 2º Secretário: Rodrigo Caldeira (REPUBLICANOS)
Apuração nos bastidores
Em conversas com alguns dos vereadores que compõem a chapa, eles prometem respeitar os vereadores, os munícipes e os cofres públicos, além de garantir maior transparência nas ações da Câmara. O grupo também defende que todos os vereadores sejam tratados de forma igualitária, destacando que todos representam a população e merecem exercer seus mandatos com plena excelência.
A disputa promete movimentar o cenário político da Serra. Apesar do favoritismo do atual presidente, Saulinho da Academia (PDT), quando o assunto é o comando da Casa de Leis da Serra, tudo é possível, incluindo reviravoltas surpreendentes, como aconteceu em 2017.
