Na última quarta-feira (27), a Secretaria de Defesa Social (SEDES) da Prefeitura de Serra anunciou que disponibilizará o botão de pânico “Alerta Comércio” para comerciantes da região da Grande Jacaraípe.
Dessa forma, com a introdução do botão “Alerta Comércio”, os lojistas da Grande Jacaraípe ganharão um importante aliado contra o crime. Esses botões permitirão uma resposta mais rápida da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) em casos de crimes como assaltos, entre outros. O mesmo dispositivo de segurança já integra as escolas municipais.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Lançamento do projeto Alerta Comércio
Assim, a estreia deste projeto ocorreu com uma sessão de treinamento no Pró-Cidadão, em Jacaraípe. Sob a orientação da comandante da GCM, Laís Araújo, e do agente Mello, coordenador da Central de Controle Operacional de Videomonitoramento (CCOV), comerciantes e membros do Conselho Interativo de Segurança Pública da Grande Jacaraípe e Manguinhos (CISPJAM) foram capacitados no uso efetivo deste novo recurso.
O subsecretário de Defesa Social da Serra, Coronel Coutinho, salientou a importância da colaboração mútua.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
“O protocolo do ‘Alerta Comércio’ é importante para avançar na segurança junto aos comerciantes. Dessa forma, será possível fazer alinhamentos de acordo com os apontamentos que a classe orientar.”
Coronel Coutinho
Subsecretário de Defesa Social da Serra
Treinamento
Dessa forma, o programa de treinamento abordou tópicos cruciais, como as situações apropriadas para o uso dos botões e suas técnicas de manejo. É importante frisar que o “Alerta Comércio” complementa, sem substituir, os canais existentes de comunicação com a GCM.
Canais de Comunicação da GCM
- Telefone fixo: (27) 3252-3711
- WhatsApp: (27) 98166-0812
- Central de Controle Operacional de Videomonitoramento
Sendo assim, a comandante da GCM, Laís Araújo, enfatizou a sinergia do dispositivo com os sistemas de segurança já existentes.
“O cerco eletrônico é um serviço de inteligência com informações muito completas e o botão de alerta será um complemento e um aliado desse sistema. Nosso objetivo é estreitar os laços entre os comerciantes e a segurança pública.”
Laís Araújo
Comandante da Guarda da Serra
Portanto, a implementação do “Alerta Comércio” promete não apenas melhorar a resposta a ocorrências, mas também elevar a percepção de segurança na comunidade.
José Luis Adami, veterano comerciante na Serra, expressou sua confiança no sistema, destacando sua relevância para a população local. Solange Nodari, secretária do CISPJAM, também reconheceu a importância do dispositivo, observando seu papel na prevenção de crimes.
Prefeitura da Serra promete botão do pânico em todas as escolas municipais a partir de 2024