A cidade da Serra, no Espírito Santo, inova no controle do trânsito com a adoção do veículo Guardião, equipado com tecnologia OCR (Optical Character Recognition), que permite a leitura automática de placas de veículos. A inovação já é utilizada em grandes centros urbanos, como São Paulo.
Com a missão de fiscalizar as ruas do município, o carro possui câmeras interligadas aos sistemas do estacionamento rotativo e ao Olho Vivo, além de contar com um agente de trânsito a bordo.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O objetivo é identificar com mais agilidade as questões relacionadas ao estacionamento rotativo e outras irregularidades. O Guardião confronta eletronicamente as informações constantes na placa com a base de dados instalada no sistema, permitindo a identificação dos veículos com restrições por furto ou roubo, estacionados sem o ticket do estacionamento ou com o ticket vencido.
Se for constatada alguma irregularidade, o agente de trânsito pode lavrar um auto de infração ou acionar a Polícia Militar. O Guardião estará inicialmente nas ruas da região de Laranjeiras.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
O secretário de Obras e Mobilidade Urbana da Serra, Halpher Luiggi, destacou a importância da novidade:
“O Guardião, além de monitorar a ocupação das vagas, poderá ser usado para melhorar a eficiência da fiscalização, identificando, de forma automática, os veículos em situação irregular, permitindo ao agente de trânsito a lavratura de auto de infração, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro”.
Halpher Luiggi
Secretário de Obras e Mobilidade Urbana da Serra
Guardião será integrado com a central de videomonitoramento Olho Vivo
Outra vantagem do veículo é a integração com a central de videomonitoramento do Olho Vivo, que emite alertas, reconhece faces e identifica veículos com precisão de 95%. Além de ajudar na prevenção de furtos, roubos e outros crimes, a tecnologia também otimiza a operação e coleta de dados, criando uma rede de segurança integrada às instituições como as polícias Militar, Civil e Federal.