Na madrugada desta segunda-feira (04), um confronto com uma equipe do 6º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo resultou na morte de um adolescente. O incidente ocorreu no bairro Planalto Serrano, Bloco C, na cidade da Serra. Durante o final de semana, traficantes protagonizaram diversos confrontos armados, espalhando terror pelo bairro.
De acordo com os militares que participaram da ocorrência, por volta das 19h30, eles receberam informações via CIODES sobre uma denúncia apontando um possível ataque de grupos criminosos dos Blocos B e C do Planalto Serrano aos rivais do Bloco A, especificamente na região da quadra 37.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
As denúncias também indicavam a presença de seis criminosos, incluindo alguns adolescentes, circulando armados, alguns traficando outros em motocicletas, aterrorizando a região do ponto final do Bloco C. Um deles teria atacado um policial civil.
Patrulhamento ostensivo em Planalto Serrano
Sendo assim, em resposta, todas as guarnições do batalhão entraram em alerta e intensificaram o patrulhamento no bairro, tendo em vista a alta possibilidade de confronto armado entre criminosos, agravada pelos constantes tiroteios na região.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Por volta das 3h, após receberem novas denúncias via CIODES sobre um possível confronto no bairro Planalto Serrano, as equipes entraram em contato com o comando do batalhão para organizar o patrulhamento a pé, visando chegar ao local de forma discreta.
Confronto no Bloco C
Ao chegarem à Avenida Guarani, as equipes da PM se depararam com dois indivíduos armados em uma moto. Os militares deram ordem de abordagem, mas a dupla pulou da moto em movimento e fugiu atirando contra a equipe da PM, que revidou, iniciando um tiroteio.
Os criminosos continuaram atirando enquanto fugiam. Um dos suspeitos escapou por uma área de mata, enquanto o outro entrou em uma residência. Após o cessar-fogo, os militares encontraram um dos suspeitos caído no fim do corredor da casa, atingido por um disparo.
Não resistiu aos ferimentos
A equipe da PM socorreu o criminoso baleado e o levou para a UPA de Serra Sede. Identificado como Kauã da Silva Araújo, vulgo “Havaiano”, o adolescente não resistiu aos ferimentos. Ele tinha passagens pela justiça, incluindo por tráfico de drogas.
Por fim, os militares encaminharam os materiais apreendidos e a moto dos suspeitos para a Delegacia Regional de Serra, onde registraram o boletim de ocorrência. Não foram registradas outras vítimas de perfurações por arma de fogo após o incidente.
A reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com as Polícias Militar e Civil atrás de mais informações sobre o caso.
Polícia Militar
Por volta das 04h desta segunda-feira (04), a Polícia Militar recebeu informações de ocorrência de disparos de arma de fogo no bairro Planalto Serrano, na Serra. Equipes seguiram para verificar as informações e se depararam com dois indivíduos armados, que invadiram atirando contra os militares, que revidaram. Um dos suspeitos conseguiu fugir por uma área de mata, o outro foi alvejado e chegou a ser socorrido para a UPA de Serra Sede, mas evoluiu a óbito.
No local do confronto os militares então, apreenderam uma pistola calibre 9mm, dois carregadores com 29 munições, um aparelho celular, 31 tiras de maconha e 24 pedras de crack.
Polícia Civil
A Polícia Civil informa que o caso seguirá sob investigação do Serviço de Investigações Especiais (SIE) do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), que investiga ocorrências de confronto com agentes de segurança do Estado.
O corpo do suspeito foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares.
A arma apreendida foi encaminhada para o setor do Departamento de Criminalística – Balística, juntamente com as munições e carregador. As drogas foram encaminhadas para o Laboratório de Química Legal para serem analisadas e, posteriormente, incineradas.