Nesta última segunda (19), o Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), em Colina de Laranjeiras, completou sete meses de funcionamento. Aliás, há sete meses esse importante equipamento de saúde vem fazendo a diferença na vida das famílias serranas. Batendo recorde de nascimentos com 2.430 nascimentos, uma média de 350 partos por mês; o hospital segue avançando na ampliação da oferta de serviços.
E a agenda desta semana está cheia de novidades: na próxima quarta (21), às 14 horas, no auditório do HMMI, será realizada uma grande ação para checagem de exames e agendamentos de laqueaduras em pacientes do programa de Planejamento Familiar, da rede básica municipal.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Para aquelas que estiverem com tudo em dia, já sairão com o procedimento agendado para outubro. Caso haja alguma que ainda dependa de uma nova avaliação ou esteja com alguma pendência nos exames, fará a cirurgia em novembro.
2º Curso de Gestantes
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
No sábado (24), das 13h às 18 horas, vai acontecer o 2º Curso de Gestantes, também no auditório do Materno Infantil. A programação é massa, indo desde palestras relacionadas à gestação, parto e cuidados com bebê; até a realização de dinâmicas entre os participantes. Também está confirmada exposição fotográfica, lanchinho funcional e sorteio de brindes.
O 1º Curso de Gestantes que aconteceu no Hospital Municipal Materno Infantil foi em 21 de maio, reunindo cerca de 80 pessoas, entre gestantes e acompanhantes.
Diferencial no atendimento humanizado
Com sete meses de funcionamento, o Materno Infantil destaca-se pelo seu atendimento humanizado durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. A participação voluntária de doulas já é uma realidade do hospital, que preza pelo serviço de excelência que vai desde a estrutura física até sua capacidade técnica.
Com esse importante equipamento de saúde, as famílias serranas também podem contar com atendimento de pré-natal de alto risco; exames de ultrassonografia para gestantes que são acompanhadas pelas equipes das Unidades de Saúde; follow-up para os recém-nascidos de risco; testes da orelhinha, pezinho, linguinha e coraçãozinho; vacinação; registro do bebê em cartório.
Nos próximos meses será inaugurado o banco de leite humano, marcando mais uma conquista para a saúde dos novos moradores do município.
Capacidade
Neste primeiro momento, o HMMI contará com 60 leitos para alojamento de gestantes e puérperas de risco habitual; Centro Obstétrico com três salas cirúrgicas e sete quartos PPP (de Pré-Parto, Parto e Pós-Parto); exames de imagem e laboratoriais e sala de vacina.
Quando estiver operando na sua totalidade, o Hospital Municipal Materno Infantil terá a capacidade mensal para 638 internações obstétricas de risco habitual e 255 de risco alto, além de 51 internações de cirurgia pediátrica; 128 internações de ginecologia clínica e cirúrgica; 55 internações em Unidade de Terapia Neonatal (UTIN); 51 internações de Tratamento Intermediário Neonatal Convencional (UCINCO); 26 internações em Unidades de Tratamento Intermediário Neonatal Prematuro (UCINCA), ou leito-canguru; 51 internações em Unidade de Terapia Intensiva Adulta (UTI); isso sem contar com as 3.240 consultas.