O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), por meio do campus São Mateus, iniciou a seleção de 200 candidatos para a especialização gratuita em inteligência artificial ofertada na modalidade a distância. O curso integra o Programa Universidade Aberta Capixaba (UnAC-Ifes), que faz parte do Sistema UniversidadES. As vagas estão distribuídas entre os polos de Baixo Guandu, Cariacica, Iúna, Pinheiros e Venda Nova do Imigrante.
Os aprovados começam as aulas em fevereiro de 2026 e precisam cumprir uma carga horária total de 390 horas. A formação reúne disciplinas voltadas ao estudo teórico e prático da inteligência artificial, incluindo ambientação em EaD, análise de dados, aprendizado supervisionado e não supervisionado, redes profundas, predição por séries temporais e técnicas de otimização.
Leia Mais ∎
Todo o conteúdo será disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que concentrará as atividades remotas do curso. Além das aulas a distância, os alunos devem participar de encontros virtuais síncronos e avaliações presenciais nos polos municipais onde se matricularem.
Quem pode participar
A pós-graduação é destinada a profissionais formados em cursos reconhecidos pelo MEC nas áreas de engenharia, ciências exatas, informática, agrárias e biomédicas. Para participar, o candidato precisa morar no Espírito Santo e ter acesso a computador com internet.
Inscrições
As inscrições seguem abertas até 19 de dezembro de 2025 e devem ser feitas pela página oficial do processo seletivo através deste link: (Vagas – IA). No mesmo endereço, os interessados encontram o edital completo com todas as regras de participação.
