O ano de 2026 começa com uma nova oportunidade de qualificação profissional em Aracruz. O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), em parceria com a Suzano, maior produtora mundial de celulose, abriu inscrições para a especialização técnica em produção de celulose, voltada a profissionais com formação técnica que desejam se aprofundar em uma das atividades mais relevantes da economia local.
Ao todo, o programa oferece 30 vagas, distribuídas entre público interno da Suzano, estudantes e profissionais do Ifes e candidatos externos. A formação será realizada no período noturno, das 19h às 22h, às terças, quartas e quintas-feiras, com início previsto para 3 de março de 2026 e encerramento em 29 de dezembro de 2026. O transporte será disponibilizado exclusivamente para as visitas técnicas previstas na programação.
Leia Mais ∎
Quem pode participar
Podem participar profissionais com formação técnica completa voltada à indústria, especialmente nas áreas de mecânica, química e afins. No caso do público interno da Suzano, a especialização é direcionada a operadores assistentes, operadores da área de enfardamento e auxiliares de produção das áreas de celulose e de recuperação e utilidades, desde que possuam formação técnica concluída.
Suzano
A iniciativa reforça a atuação conjunta entre o Ifes e a Suzano na qualificação de mão de obra especializada. A empresa é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis a partir do eucalipto, com produtos presentes em mais de 100 países e que fazem parte da rotina de mais de 2 bilhões de pessoas. Para saber mais sobre a Suzano, acesse o link: (Suzano – Sobre Nós).
Inscrição
Os interessados podem se inscrever entre os dias 5 e 23 de janeiro de 2026, por meio de formulário online disponível neste link: (IFES – Produção de celulose). O curso integra uma pós-técnica criada para fortalecer o arranjo produtivo da região, aproximando a educação tecnológica do desenvolvimento econômico e da cidadania.
