O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) no Espírito Santo registrou crescimento pelo terceiro mês consecutivo. Em novembro de 2024, o indicador atingiu 116,2 pontos, superando a média nacional de 113,5 pontos. O resultado coloca o estado acima do nível considerado satisfatório, que é de 100 pontos.
Índice de Confiança dos Empresários do Comércio cresce no ES
De acordo com o levantamento feito pela Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com informações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o índice apresentou uma alta de 0,9% entre outubro e novembro.
Leia Mais ∎
Sendo assim, mantendo o ritmo de crescimento observado nos meses anteriores. Na comparação anual, o aumento foi de 1% em relação a novembro de 2023, evidenciando uma recuperação consistente no setor.
O otimismo dos empresários reflete-se especialmente no Subíndice de Expectativas Futuras, que alcançou 144,1 pontos, o maior entre os componentes do ICEC. Esse subíndice registrou alta de 3,5% em relação ao mês anterior e de 3,1% na comparação anual. A confiança no futuro da economia foi o principal motor desse crescimento, com um aumento de 5,9% em novembro.
Por outro lado, os subíndices relacionados às condições atuais e intenções de investimento mostraram ligeira retração, com quedas de 1,1% e 0,8%, respectivamente, entre outubro e novembro.
A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) revelou maior confiança na capacidade de consumo e na renda. Além disso, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) indicou uma redução no número de famílias com dívidas em atraso, apontando para uma melhora na saúde financeira da população.
“A Pesquisa de intenção de consumo das famílias (ICF), também medida pela CNC, demonstra que os consumidores estão mais confiantes em relação à renda e à sua capacidade de consumo. Essa percepção é reforçada pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), que aponta uma redução no número de famílias com dívidas em atraso, sinalizando uma melhora gradual na saúde financeira das famílias”
Ana Carolina Júlio, coordenadora de pesquisas Connect Fecomércio-ES
Importância da Black Friday para o setor
De acordo com Ana Carolina Júlio, o período da Black Friday teve papel essencial para impulsionar as vendas e ajudar pequenas empresas no planejamento de fim de ano. O comércio capixaba segue confiante com as perspectivas econômicas, especialmente com a chegada das festas de fim de ano.
Fecomércio-ES representando empresas no ES
A Fecomércio-ES, representante de 374.523 empresas que geram 65% do ICMS arrecadado no estado, é uma peça-chave no apoio ao setor. Suas ações contribuem para o fortalecimento de um mercado que emprega 719 mil pessoas e mantém 31 unidades em 15 municípios capixabas.
Mais informações sobre a pesquisa e os resultados estão disponíveis no Portal do Comércio-ES.
