Um jovem de 18 anos morreu em confronto com a Polícia Militar (PMES) na noite de terça-feira (23), por volta de 23h50, em José de Anchieta III, na Serra. Segundo a corporação, a abordagem que terminou na troca de tiros ocorreu logo após a polícia intensificar o patrulhamento na região por causa de uma sequência de disparos atribuída a ocupantes de veículos, que teria deixado dois homens baleados — um deles morreu após ser levado ao Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves.
O que o boletim relata sobre a abordagem
Conforme o registro, militares faziam patrulhamento na região após o ataque em um bar que deixou um jovem baleado e outro morto. Durante o patrulhamento, os militares avistaram um carro em alta velocidade e em marcha à ré, colocando em risco pedestres e outros motoristas. Dessa forma, o veículo suspeito foi abordado.
Leia Mais ∎
Conforme os militares, os três ocupantes desembarcaram e, nesse momento, um deles teria efetuado disparos contra os policiais. No relato, o suspeito é identificado como Miguel Antônio do Nascimento Santana, de 18 anos, apontado como quem teria feito dois disparos na direção dos militares. Diante do “risco atual e iminente” descrito no BO, um militar efetuou um único disparo, que atingiu Miguel.
O boletim afirma que Miguel foi encontrado caído, ainda com sinais vitais, e que, por se tratar de “área de risco” e diante de “hostilização” já registrada no local, a equipe optou por prestar socorro imediato, levando o jovem em uma viatura ao hospital. Na unidade, a médica de plantão teria constatado o óbito, com perfuração no tórax e no dorso, conforme descrito no documento.
Arma apreendida e munições encontradas
Ainda de acordo com os militares, ao lado do jovem foi encontrado um revólver calibre .32, com numeração raspada, contendo duas munições deflagradas e quatro intactas, o que, segundo o boletim, “corrobora” que teriam sido feitos dois disparos naquele contexto. O registro também menciona que, posteriormente, foram localizadas mais sete munições intactas.
Dupla é detida e levada à delegacia após abordagem
Os outros dois ocupantes do carro, de 24 e 18 anos, foram alcançados e detidos, conforme informou a Polícia Militar. Segundo o registro, nada de ilícito foi encontrado com a dupla durante a revista pessoal, porém, diante do contexto da ocorrência e do histórico criminal de ambos, eles foram encaminhados à Delegacia Regional e apresentados ao delegado de plantão.
Relação com ataque que deixou um jovem baleado e outro morto
Diante das ocorrências, surgiram suspeitas de que o veículo com o ocupante armado pudesse ter relação com o ataque a tiros registrado mais cedo, que deixou um jovem morto e outro ferido. Entretanto, a Polícia Militar informou que, até o momento, não há confirmação de ligação entre os casos.
Sabe de alguma coisa?
A população tem um papel importante nas investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia (181), que também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, pelo link a seguir: disquedenuncia181.es.gov.br
“O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas”
