Na tarde da última segunda-feira (09), uma equipe da 14ª Companhia Independente da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) prendeu um jovem de 24 anos e apreendeu uma arma de fogo no bairro Parque Jacaraípe, na cidade da Serra. Na Polícia Civil (PCES), ele foi autuado por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
De acordo com informações dos militares que participaram da ocorrência, a equipe deteve o suspeito durante patrulhamento na rua Rio Branco, área conhecida por intenso tráfico de drogas, popularmente chamada de “Tereréco”.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Ainda conforme os militares, o suspeito estava em uma bicicleta e, ao avistar a equipe da PM, tentou fugir. Nesse momento, ele entrou na Rua 16 de Maio, saindo temporariamente do campo de visão dos policiais militares.
Imediatamente, a equipe da PM começou a segui-lo e, quando o avistou novamente, ele estava mexendo em um portão de uma residência de forma suspeita. Ao perceber a aproximação da viatura, e após se afastar do portão, ele tentou agir de forma tranquila e dissimulada.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Entretanto, os militares entenderam que o suspeito estava agindo de forma suspeita e decidiram abordá-lo. Durante a revista, nada ilícito foi encontrado com o indivíduo. No entanto, ao verificar o portão onde ele havia mexido, os militares encontraram uma pistola carregada e um segundo carregador alongado.
Nesse momento, os militares detiveram o suspeito e o encaminharam, juntamente com a arma apreendida, para a Delegacia Regional da Serra.
Preso por homicídio
Na delegacia, o suspeito admitiu que estava em posse da pistola e que a comprou por R$ 9.500 para se defender de ameaças feitas por familiares de uma pessoa que ele matou em 2019. Ele afirmou que havia ficado preso pelo homicídio até janeiro de 2024 e, desde então, temia por sua segurança no bairro Parque Jacaraípe.
Estratégia do tráfico
Durante os procedimentos da Polícia Civil, um adolescente de 17 anos compareceu à delegacia e afirmou ser o proprietário da pistola. Segundo os militares, o menor foi provavelmente orientado por membros do tráfico local, que, ao perceberem a prisão do suspeito, o instruíram a assumir a posse da arma. Essa ação, de acordo com a Polícia Militar, tinha o objetivo de evitar que o detido permanecesse preso, já que menores de idade não são responsabilizados da mesma forma pelos crimes.
A casa caiu
A reportagem do Serra Noticiário, procurou a Policia Civil para obter a conclusão do caso que informou que o suspeito, de 24 anos, conduzido à Delegacia Regional de Serra, foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Após os procedimentos de praxe, ele foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV).