O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), anunciou na última quarta-feira (01), a criação da Subsecretaria de Políticas para as Juventudes (SUBJUV). A iniciativa tem como objetivo promover políticas públicas voltadas para os jovens capixabas e estabelecer parcerias para potencializar o trabalho já desenvolvido.
A SUBJUV será responsável por coordenar os trabalhos da Gerência de Juventude e promover espaços de participação dos jovens na construção de políticas públicas. Atualmente, a SEDH oferece serviços nos 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs), implantados em dez cidades do Estado, e que já realizaram mais de 16 mil atendimentos em menos de dois anos.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Os CRJs fazem parte dos mais de 40 projetos do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e atuam com foco na prevenção à violência para jovens em comunidades vulneráveis, oferecendo cursos, oficinas de geração de renda, formações em direitos humanos, passeios, empréstimos de equipamentos e salas, entre outros serviços públicos.
Jiberlandio Miranda Santana que é moradora do bairro Novo Horizonte, na Serra, assume a pasta como subsecretário de Estado de Políticas para as Juventudes. Jiberlandio é advogado, e anteriormente era assessor especial da Casa Civil e já trabalhou também na Vice-governadoria neste Governo.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
“As políticas para as juventudes avançaram muito nesta gestão do governador Renato Casagrande, com a implantação dos 14 CRJs. A SUBJUV vem para fortalecer esse trabalho, que já não cabe mais em uma gerência, e também para ampliar as ações. O Espírito Santo tem hoje o maior orçamento do Brasil voltado para os jovens. É um dos poucos estados que tem Conselho, Plano de Políticas para Juventudes e Fundo para as Juventudes em funcionamento. Estamos na vanguarda, porque não há nem um fundo nacional”.
Jiberlandio Miranda Santana
Subsecretário de Estado de Políticas para as Juventudes
A Subsecretaria de Políticas para as Juventudes vai focar no fortalecimento das ações realizadas em parceria com o Conselho Estadual de Juventude (CEJUVE), que acompanha a execução das políticas públicas estaduais. A SUBJUV é a terceira subsecretaria criada na SEDH, que tem frentes de trabalho voltadas à Proteção e Defesa dos Direitos Humanos e na Gestão Administrativa Financeira, fortalecendo a política de direitos humanos do Governo do Estado.
“Isso só foi possível porque o Governo do Estado entende a importância das juventudes e faz o maior investimento público da história nelas”.
Renan Cadais
Secretário de Estado de Direitos Humanos interino