A jovem atleta paralímpica Raquel Zambom Fabri Rodrigues, de 14 anos de idade, moradora da Serra, enfrenta um grande desafio em sua jornada: o combate pela segunda vez contra um câncer. Ela se prepara para iniciar um tratamento de Protonterapia na Espanha, uma técnica avançada e eficaz contra o câncer, que atualmente não existe no Brasil. A jovem nadadora busca agora ajuda para poder pagar o considerável valor para realizar o tratamento.
Vaquinha virtual
Dessa forma, para conseguir os mais de 500 mil reais necessários para o tratamento, foi lançada uma campanha de arrecadação online no site Vakinha, permitindo que todos possam contribuir. Raquel descobriu o câncer, um Sarcoma de Ewing na coxa direita, em 2020. Após um tratamento de quimioterapia que não se mostrou eficaz, ela passou por uma cirurgia que resultou em monoplegia, perdendo mais de 90% da musculatura da coxa.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Como a natação entrou na vida da jovem
O esporte, especialmente a natação, entrou na vida de Raquel como uma forma de superação. Incentivada por sua mãe, Lauren, ela começou a nadar novamente, até que foi descoberta pelo renomado técnico de natação paralímpica, Leonardo Miglinas. Desde então, Raquel conquistou medalhas em competições nacionais e participou de treinamentos importantes, como o camping paralímpico do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Sarcoma de Ewing
Durante um desses treinamentos em janeiro de 2024, os sintomas do câncer reapareceram, levando ao diagnóstico de metástase no mediastino, uma região inoperável devido ao alto risco cirúrgico. O tratamento escolhido, a protonterapia, se destaca por sua precisão e eficácia, minimizando danos a tecidos saudáveis.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
A família de Raquel, ciente da gravidade e urgência da situação, agora conta com a generosidade do público para viabilizar o tratamento, necessário já em abril. Eles criaram um perfil oficial para doações, disponibilizando também Pix e depósito em conta corrente como alternativas.
O sarcoma de Ewing, um tumor ósseo agressivo mais comum na infância e adolescência, juntamente com a metástase – a disseminação do câncer para outras partes do corpo, é a luta que Raquel enfrenta com muita determinação e esperança.
Como ajudar Raquel Zambom
- Doações pelo site: Vakinhas/Raquel Zambom
- Via Pix: 05546856718
- Depósitos: Conta Corrente 12942-7, Agência 1564, Op: 001 – Caixa Econômica Federal, Lauren Zambom Carioca Fabri (mãe de Raquel)
Raquel compartilha sua história nas redes sociais. Para saber mais e acompanhar sua jornada, siga seu Instagram: (@raquelzfabri)