Em dezembro de 2025, a Associação dos Empresários da Serra (ASES) viverá um momento histórico. Isso porque, pela primeira vez em seus 47 anos de existência, será presidida por uma mulher. Leonelle Lamas, atual vice-presidente da entidade, foi eleita para comandar uma das maiores associações empresariais do Espírito Santo, marcando uma virada simbólica e estratégica na representação do setor produtivo do estado.
Fundada em 1977, a ASES consolidou-se como voz ativa do empresariado serrano, reconhecida como entidade de utilidade pública municipal e estadual, e em processo de reconhecimento federal. Ao longo de quase cinco décadas, sempre teve lideranças masculinas à frente — até agora.
Leia Mais ∎
Trajetória de Leonelle Lamas
Leonelle Lamas traz mais de 30 anos de experiência em marketing e comunicação visual, atuando como executiva de vendas da Divulgue Outdoor & Comunicação Visual. Formada em Publicidade pela UFES, especialista em vendas e atualmente pós-graduanda em atendimento ao cliente, é reconhecida por sua capacidade de liderança, empatia e visão estratégica.

Sua trajetória na ASES ficou marcada pelo fortalecimento da presença feminina. Na gestão de Giuliano de Castro, criou o ASES Mulher, movimento que incentivou a filiação de empresárias e abriu espaço para novas lideranças. Já na gestão de Fabio Junger, como vice-presidente, integrou a diretoria com o maior número de mulheres da história da entidade.
“Em 47 anos da ASES, ser a primeira mulher eleita, e com uma votação expressiva, é a realização de um sonho. Fiquei muito feliz e grata pela oportunidade de ser a voz do empresário e representar as mulheres. Afinal, estamos falando de uma associação forte, de grande relevância em todo o Estado, que cuida dos interesses da classe empresarial, e ser a primeira mulher a presidir é uma honra.”
Leonelle Lamas
Futura presidente da ASES
Leonelle Lamas é irmá de Bruno Lamas, Deputado Estadual eleito e atual secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI) do ES.
Compromissos da nova gestão de Leonelle Lamas
Ao assumir a presidência, Leonelle delineia prioridades claras de qualificação e capacitação de mão de obra, uma das maiores demandas do setor produtivo e a viabilização do Centro Cultural ASES, com teatro de 403 lugares e acessibilidade plena, por meio da Lei Rouanet;
Reconhecimento de ex-presidentes da ASES
O ex-presidente da ASES, Fabio Junger, celebra a eleição como um marco institucional:
“A Leonelle tem uma trajetória marcante dentro da ASES. Trabalhou comigo como vice-presidente com muita dedicação e espírito associativista. Nesta gestão tivemos a diretoria com o maior número de mulheres na história da entidade, e ela sempre se destacou pela atuação firme e colaborativa. Tenho plena confiança de que fará uma excelente gestão, com uma diretoria forte, mesclando continuidade e novos nomes que trarão ainda mais energia.”

Um legado em construção
Para Leonelle, sua presidência vai além da administração técnica: é um símbolo de transformação cultural. Filha de uma mulher que lhe ensinou que “a mulher pode ser tudo o que ela quiser”, ela quer inspirar outras a ocuparem espaços de liderança com competência, sensibilidade e coragem.
“Nossa meta é ter uma gestão participativa, com muitas entregas e que gere senso de pertencimento. A ASES já é grande e representativa, mas queremos que seja ainda mais próxima, atuante e inovadora. Esse é o caminho para fortalecer a Serra, o Espírito Santo e o nosso empresariado“
Leonelle Lamas
Por fim, com essa nova fase, a ASES não apenas renova seu compromisso com o desenvolvimento econômico da Serra, mas também reafirma seu papel como agente de mudança social — provando que, quando as mulheres lideram, toda a comunidade empresarial avança.
O Serra Noticiário continua acompanhando os principais acontecimentos do ES e trará novas informações assim que possível.
