Na madrugada desta quarta-feira (23), uma confusão em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mobilizou a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) após um episódio de desespero envolvendo uma mãe e seu filho de quatro anos, no bairro Serra-Sede, no município da Serra. Durante o incidente, a mãe da criança teria quebrado um vidro do local após acreditar que houve descaso no atendimento de seu filho.
Conforme as informações dos policiais que atenderam à ocorrência, a equipe foi acionada ao local após a mulher ficar alterada. Na unidade de saúde, os militares conversaram com um vigilante que relatou que a mulher, exaltada, quebrou um dos vidros da UPA com um tapa.
Leia Mais ∎
Motivação para a revolta
Ao ser abordada, a mulher explicou que perdeu o controle ao ver seu filho, diagnosticado com hidrocefalia, convulsionando e, apesar da urgência, os profissionais de saúde teriam ignorado seus apelos por ajuda.
Ameaça de morte
A situação se agravou após o relato de uma enfermeira da unidade, que afirmou ter sido agarrada pelo pescoço e ameaçada de morte pela mãe da criança.
Estado grave
Diante do estado crítico de saúde do menino, que precisou ser imediatamente transferido para o Hospital Infantil, em Vitória, e da ausência de outro responsável legal presente, os policiais decidiram não conduzir a mulher à delegacia. Em vez disso, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), um procedimento para infrações de menor potencial ofensivo.
A reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a Prefeitura Municipal da Serra (PMS) para solicitar mais informações sobre o ocorrido. A Secretaria de Saúde da Serra (SESA), informou que a equipe de atendimento, seguindo protocolo definido pela OMS, realizou todos os procedimentos necessários durante o atendimento e respeitando o tempo exigido em situação de emergência, para avaliação do quadro clínico da criança. Quando concluída a consulta, foi solicitada a vaga no Hospital Infantil e a criança foi transferida via Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Após o atendimento, a Polícia Militar foi acionada e lavrado um Boletim de Ocorrência no local.
Quer se manter informado e não perder nada do que acontece na cidade? Então continue acompanhando o Serra Noticiário no site e em nossas redes sociais.
