Na última quarta-feira (26), o repórter do Serra Noticiário, Wal Júnior, esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Serra (João Buzetti Netto), localizada na rua Rui Barbosa, no Bairro de Fátima, para entrevistar uma mãe sobre o atendimento prestado na unidade. Segundo elas, os pacientes estão sendo atendidos apenas por enfermeiros, sem passar por avaliação de médicos.
Mãe questiona a qualidade do atendimento da UBS
Verônica Monteiro, de 38 anos, moradora do bairro de Hélio Ferraz, mãe de um paciente pediátrico, contou que seu filho, de 10 anos, foi atendido e liberado sem consulta médica por um profissional da enfermagem na UBS, mesmo com histórico de dislipidemia (taxas de colesterol elevado).
Leia Mais ∎
“A gente é obrigado a estar agendando consulta em vez de médico, tá agendando com enfermeira pra mostrar aí resultado de exame, mesmo você citando que está com alteração.” (sic)
Verônica Monteiro
A situação se agravou quando Verônica buscou atendimento para seu outro filho de, 6 anos , que tem autismo. Mesmo com exames apontando alteração renal, ela afirma que a consulta com médico mesmo assim não foi marcada.
“Quando passou pra consultar o meu outro filho, que é autista, piorou mais ainda, porque deu alteração renal, não sei o que é. Ela falou que não tem necessidade de consulta com médico, ia na sala da médica só pedir pra repetir o exame, a médica pediu ela pra prescrever outra amostra de exame de urina e o retorno daqui 30 dias com a enfermeira, ao invés de ser com a médica.” (sic)
Além disso, a moradora relata que a agenda médica do sistema está sempre lotada, sem vagas disponíveis. No entanto, essa falta de vagas não condiz com a realidade, já que, segundo ela, o corredor da unidade costuma estar vazio, com no máximo duas ou três pessoas sendo atendidas.
UBS responde sobre o atendimento
A reportagem do Serra Noticiário conversou com os responsáveis pela UBS sobre o atendimento prestado e a ausência de consultas médicas. No local, um profissional justificou que algumas consultas podem ser realizadas por enfermeiros: “O enfermeiro, ele pode escolher preventivo, fazer a pré-natal, fazer atendimento de enfermagem. O médico faz atendimento médico.“
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Sendo assim, a reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a Secretaria de Saúde da Serra (SESA), por meio da Prefeitura Municipal da Serra (PMS), para obter esclarecimentos sobre essa suposta substituição de médicos por enfermeiros na UBS do Bairro de Fátima e as demais reclamações sobre o atendimento da unidade.
Em nota, a Secretaria de Saúde respondeu que:
“A Secretaria Municipal de Saúde da Serra esclareceu que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando com agendamento prévio. Casos de urgência e emergência são atendidos inicialmente e encaminhados para outros níveis de atendimento, como UPAs ou hospitais.
Prefeitura da Serra
No caso específico, a criança tinha consulta agendada com a enfermeira para avaliação de exames, procedimento dentro da competência dos profissionais de enfermagem, conforme legislação e protocolos do Ministério da Saúde. A UBS do Bairro de Fátima conta com equipe completa, incluindo três médicos da Estratégia da Saúde da Família, três enfermeiras; pediatra e ginecologista. A ausência de gerente foi temporária e monitorada pela Secretaria de Saúde, com um novo profissional assumindo o cargo nesta quinta-feira (27).”
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.