Foram liberados um total de 2.046 internos e devem retornar às unidades prisionais no dia 11 de maio
Na última quarta-feira (04), mais de 2 mil detentos do Espírito Santo que cumprem pena em regime semiaberto receberam o benefício conhecido como “saidinha”, a saída temporária, para o Dia das Mães, que será celebrado no próximo domingo (8).
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
A Secretaria da Justiça (SEJUS) soltou uma nota informando que, no total, 2.046 internos foram liberados e devem retornar às unidades prisionais no dia 11 de maio.
Vale ressaltar, que tem direito à saída temporária o preso que cumpre pena em regime semiaberto, que até a data da saída tenha cumprido um sexto da pena total se for primário, ou um quarto se for reincidente. Tem que ter boa conduta carcerária, pois o juiz, antes de conceder a saída temporária, consulta os Diretores do Presídio.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
No ano de 2021, a saída do Dia das Mães foi maior que esse ano. O SEJUS divulgou a época que 2.445 presos do semiaberto receberam o benefício e dessa quantidade, 63 deles não retornaram aos presídios.
Diante disso, quando há uma liberação como essa, com as chamadas “saidinhas” e o preso não retorna no prazo que foi estipulado, o mesmo se torna foragido da Justiça.
O benefício de saída temporária apesar de estar previsto na Lei de Execução Penal e ser concedido pelo Poder Judiciário, é alvo de muitas críticas por parte da população, visto que, muitos dos presos que foram liberados nas “saidinhas” não retornaram ao sistema carcerário.
Dessa forma, muito desses presos foragidos, voltam a vida criminosa, ou seja, é melhor deixá-los cumprindo suas penas até o fim, do que terem essa “liberdade temporária” sem vigilância alguma.