A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) instalou na última terça-feira (19) uma máquina de reciclagem, conhecida como “Retorna Machine”, no Palácio Domingos Martins. A iniciativa é uma parceria entre a ALES, o Banestes e a Associação de Catadores Recicla, de Vitória.
Assembleia Legislativa agora conta com máquina de reciclagem
A máquina está preparada para receber materiais recicláveis como garrafas plásticas, caixas de leite, latas de alumínio e aço, e garrafas de vidro. Quem depositar os itens na máquina pode acumular créditos que podem ser usados para descontos em contas de energia, água, telefonia e transporte público.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O evento contou com a presença de várias autoridades, como o presidente da ALES, Marcelo Santos (União Brasil); o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Samuel Meira Brasil; e o procurador-geral de Justiça do Estado, Francisco Martínez Berdeal. Durante a inauguração, todos testaram a máquina depositando materiais recicláveis como garrafas PET e latas de refrigerante.
Segundo Joseana Zoghbi, diretora do Banestes, a máquina já está funcionando no TJES e chegará em breve no Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES). A iniciativa faz parte das ações de sustentabilidade promovidas pelo Banestes, alinhadas às práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance).
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Associação de Catadores Recicla reforçou importância da iniciativa
Assim, a presidente da Associação de Catadores Recicla, Marialva Sales Santos, destacou a importância da colaboração dos servidores da Ales. “Tragam os materiais. Somos 16 famílias e o lixo para a gente é ouro porque nos gera renda; é ouro também porque ao ser processado se transforma em produto novamente consumido, aquecendo a economia”, afirmou.
Dessa forma, Marcelo Santos reforçou o compromisso da ALES com a sustentabilidade e inovação. “Hoje temos essa parceria com o Banestes, que faz um trabalho de reciclagem com excelência, e com a Associação de Catadores Recicla, que vai pegar todo o material depositado nesta máquina, e transformar isso em algum outro material que será utilizado por todos nós”, declarou o presidente.
Além disso, procurador-geral Francisco Berdeal aproveitou o Dia da Bandeira, comemorado no mesmo dia, para reforçar que a instalação da máquina simboliza uma nova bandeira de sustentabilidade. Ele ressaltou a importância de práticas que promovam harmonia entre a sociedade e o meio ambiente.
Por fim, a máquina aceita diversos tipos de materiais recicláveis e está disponível para uso por servidores e visitantes. O equipamento reforça o compromisso da Assembleia com a preservação ambiental e a transparência, incentivando práticas sustentáveis e gerando benefícios diretos para a comunidade.