Nesta terça-feira (29), o deputado estadual Pablo Muribeca tornou público, por meio de suas redes sociais, o caso de um médico que teria receitado uma dose elevada de ibuprofeno para uma paciente na UPA de Serra-Sede. A reportagem do Serra Noticiário conseguiu conversar com a paciente envolvida no caso. A Secretaria de Saúde da Serra (SESA) confirmou o desligamento do médico após a denúncia.
Pablo Muribeca denuncia caso no Instagram
No início da tarde desta terça-feira (29), o deputado estadual Pablo Muribeca publicou um vídeo nas redes sociais exibindo a receita médica, na qual consta a prescrição de ibuprofeno 600 mg para ser administrado a cada duas horas. Além disso, a receita traz um número confuso, sugerindo o uso de 20 mil comprimidos, com dosagem de 1.000 mg a cada duas horas — o que levantou suspeitas de erro grave na prescrição.
Leia Mais ∎
Ainda no vídeo, Muribeca afirmou esperar que o caso chegasse rapidamente ao secretário municipal de Saúde da Serra, Diogo Cosme, solicitando o afastamento imediato do profissional. O parlamentar também prometeu acionar o Ministério Público (MPES), o Conselho Regional de Medicina (CRM-ES) e a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) para apurar o caso.
Post Instagram:
Paciente conversa com o Serra Noticiário
Com a divulgação do caso nas redes sociais, a reportagem do Serra Noticiário conseguiu localizar a paciente que recebeu a prescrição médica denunciada pelo deputado estadual Pablo Muribeca. Em conversa com a equipe, ela relatou que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Serra-sede por volta das 23h, sentindo fortes dores.
Segundo seu relato, durante o atendimento por volta das 3 horas da madrugada, o médico não forneceu nenhum diagnóstico e, mesmo com a paciente ainda com dores, a liberou do local apenas com a receita de uma dosagem elevada de ibuprofeno. No entanto, outros profissionais da UPA teriam identificado o erro e tomado providências para impedir que o medicamento fosse administrado da forma incorreta.
A paciente elogiou o restante do atendimento na unidade, afirmando que, tirando a conduta do médico em questão, o serviço foi prestado com excelência. Ela contou ainda que, em conversas com outras pessoas, ouviu relatos semelhantes de atendimentos problemáticos realizados pelo mesmo profissional.
Outro ponto destacado pela paciente foi a recusa do médico em fornecer um atestado médico. Por conta disso, mesmo sentindo dores, ela precisou comparecer ao trabalho na manhã desta terça-feira (29).
Pablo Muribeca anuncia desligamento do médico
Duas horas após a denúncia, Pablo Muribeca publicou um novo vídeo informando que o médico foi desligado pela Secretaria de Saúde da Serra (SESA). O parlamentar elogiou a agilidade da gestão municipal e afirmou que recebeu a notícia com alívio, destacando que o afastamento é importante para evitar que novos pacientes sejam prejudicados por prescrições erradas.
Post Instagram:
Prefeitura da Serra confirmou desligamento do médico
A Prefeitura da Serra confirmou o desligamento do médico após denúncia de erro na prescrição de medicamento na UPA de Serra-sede. A reportagem do Serra Noticiário procurou a Secretaria de Saúde da Serra (SESA), que informou estar apurando a conduta do profissional.
Segundo a SESA, o erro na receita foi identificado e corrigido ainda na farmácia municipal, antes que o medicamento fosse entregue à paciente. A pasta ressaltou que não compactua com a situação e que o médico foi imediatamente afastado de suas funções.
A Secretaria de Saúde da Serra informa que está sendo realizada uma apuração sobre condutas atribuídas ao profissional, e que o erro foi corrigido ainda na farmácia municipal, antes que a paciente fizesse uso do medicamento prescrito. A secretaria reforça que não compactua com a situação relatada e que agiu imediatamente, desligando o médico da função que exercia.
Secretaria de Saúde da Serra (SESA)
