Na manhã da última segunda-feira (27), uma operação em conjunto entre, Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar, equipes da Polícia Civil da Divisão Estadual de Narcóticos (DENARC) e Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a operação resultou na prisão de dois gerentes do tráfico de drogas, dois adolescentes com envolvimento com o tráfico além da apreensão de armas e grande quantidade de drogas, no Morro do Romão, na cidade de Vitória.
Segundo informações da Polícia Civil, foram presos na operação dois homens que gerenciavam e faziam a segurança do tráfico de drogas na região, um traficante de 30 anos era responsável pela gerência da maconha e portava duas armas de fabricação semi-industrial, além de uma pistola e um revólver. Já o outro criminoso, de 32 anos, era segurança do “dono do morro” e foi encontrado com uma pistola calibre 45.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Durante a operação, também foram apreendidos dois adolescentes, ambos com mais de três passagens por tráfico de drogas. Um deles tinha um mandado de busca e apreensão em aberto. Os jovens foram autuados por atos análogos ao tráfico e associação ao tráfico.
A polícia também apreendeu cinco armas de fogo, mais de 50 kg de maconha, mais de 5 kg de cocaína, mais de 100 pedras de crack, vários rádios comunicadores e roupas camufladas. Parte da droga estava escondida em um tonel enterrado em área de mata e foi encontrado pelas equipes do Batalhão de Ações com Cães (BAC) que utilizou os serviços do cão farejador Kimiko.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
A operação teve como objetivo desarticular organizações criminosas que estavam se confrontando na região e retirar armas e drogas das ruas. De acordo com o delegado-geral da Polícia Militar, José Darcy Arruda, a intenção era também descapitalizar o tráfico.
O chefe do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), delegado Tarcísio Otoni, explicou que o serviço de inteligência da Polícia Civil identificou que traficantes do Romão e Forte São João, ligados ao PCV, estariam se armando e guardando armas para atacar facções rivais.
Apesar das dificuldades enfrentadas pela polícia na operação, que teve que lidar com a geografia desfavorável do morro e até com drones utilizados pelos traficantes, o saldo final foi considerado bastante positivo pelas autoridades.
Todo material apreendido juntamente com os adolescentes e os dois traficantes foram levados, a 1ª Delegacia Regional, localizada no bairro do Horto, em Vitória. Os dois traficantes de 30 e 32 anos, foram autuados por tráfico, associação ao tráfico e porte de arma de uso restrito.