Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#DROP NEWS

Minha bicicleta ou veículo foi furtado dentro de estacionamento privado, quem é o responsável?

A reportagem do Serra Noticiário conversou com especialista em Direito do Consumidor

Na última quarta-feira (14), o Serra Noticiário trouxe o caso do homem que furtou uma bicicleta em um estacionamento de supermercado ao lado de uma criança. A publicação gerou muita indignação por parte dos leitores, com o fato do bandido ignorar a presença da criança no local.

O supermercado deve ser responsabilizado?

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

No entanto, durante a repercussão da matéria, surgiu o seguinte questionamento: o mercado deveria se responsabilizar pela bicicleta furtada em seu estacionamento? Diversas pessoas comentaram no vídeo do Instagram Serra Noticiário, dizendo que o supermercado é responsável pelos veículos deixados no estacionamento, logo, qualquer furto ou dano ocorrido no local, é de total responsabilidade da empresa.

Sendo assim, a reportagem do Serra Noticiário foi investigar na legislação se realmente, empresas que oferecem estacionamento para seus clientes é também a responsável legal por esses veículos.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Clique aqui

O que diz a lei?

Para entender melhor sobre o assunto, a reportagem entrou em contato com a Dra. Deborah Ravani, advogada especialista em Direito do Consumidor, apresentou o caso do furto da bicicleta, com o vídeo e toda a situação que envolveu o crime. A reportagem questionou se, de fato, a lei determina que o responsável pelo estacionamento deve arcar com o prejuízo de um eventual crime de furto como esse.

A advogada respondeu que:

“No caso em tela, verifica-se que a bicicleta estava no interior das dependências do estabelecimento. Dessa forma, o consumidor lesado, é protegido pela lei. Segundo o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (súmula 130 do STJ) prevê que ‘roubo, furto e danos em veículos causados dentro de estacionamentos comerciais, que sejam cercados e tenham segurança estão garantidos por lei o ressarcimento’, não importando se o estacionamento seja pago ou gratuito”

Dra. Deborah Ravani, advogada especialista em Direito do Consumidor Foto: Reprodução

A Dra. Ravani ainda continuou afirmando que:

“Importante frisar que, para o consumidor ter direito ao ressarcimento, é imprescindível que o veículo esteja no interior do estacionamento do supermercado.  De igual modo, o art. 14 do Código de Defesa do Consumidor, estabelece que o fornecedor é responsável pelos danos causados aos consumidores, independentemente de culpa.”

Qual é o procedimento legal em casos como esse?

Como foi mostrado no vídeo, a bicicleta estava dentro do estacionamento, o que justificaria então que nesse caso o supermercado fosse o responsável por ressarcir o proprietário da bicicleta. Ao ser questionada sobre qual seria o procedimento legal a ser tomado em casos como esses, a advogada respondeu que:

“Ao se deparar em uma situação como essa, o consumidor deve providenciar e guardar provas ao seu favor, isto é, registre um Boletim de Ocorrência (BO) em uma delegacia mais próxima da sua região, ou online, pelo site da Polícia Civil, guarde o cupom fiscal das compras realizadas no estabelecimento, Ticket do estacionamento, se houver, e por fim, tente buscar as imagens de segurança junto ao comércio. Posteriormente, tente buscar a reparação diretamente com a empresa, em caso de negativa, busque um advogado da sua confiança e ingresse judicialmente.”

O dono da bicicleta será ressarcido?

Tendo como base essas informações, a reportagem entrou em contato com o dono da bicicleta furtada, para saber se ele pretendia acionar o supermercado na justiça, para que fosse ressarcido.

No entanto, o rapaz alegou que no dia do furto, ele havia deixado a bicicleta no estacionamento do supermercado, porém, tinha ido a um shopping que fica ao lado. Sendo assim, o rapaz não consumiu nenhum produto de dentro do mercado, logo, o estabelecimento não teria vínculo algum com o caso, visto que o local é destinado apenas aos clientes.

Embora o supermercado não deva ser responsabilizado nesse caso, o dono da bicicleta ainda pode recorrer à Polícia para que localize o criminoso e a bicicleta furtada.

+NEWS

#TRETA NEWS

O indivíduo foi flagrado pela câmera de segurança furtando as peças de carne e colocando dentro de uma mochila

#TRETA NEWS

Uma câmera de segurança flagrou a cara de pau do criminoso que entrou no local, furtou a bicicleta e fugiu tranquilamente

#TRETA NEWS

Agentes da Guarda Civil Municipal da Serra recuperam o veículo furtado e detiveram um sujeito que estava de posse do veículo

#TRETA NEWS

O veículo era de uma professora que, após o crime, conseguiu as imagens dos criminosos furtando seu veículo

#DROP NEWS

A deputada Camila Valadão irá comandar a audiência pública na ALES para celebrar Dia Nacional de Luta Pela Educação Inclusiva

#TRETA NEWS

O professor de jiu-jitsu Ricardo Nery evitou o crime depois que um sujeito tentou roubar o carro de uma de suas alunas

#TRETA NEWS

Uma câmera de segurança flagrou toda a ação da dupla durante o crime; a Polícia Civil agora investigará o caso

#TRETA NEWS

Agora, com a divulgação do vídeo, a Polícia Civil conta com o auxílio da população para encontrar os sujeitos


Não copie, compartilhe o link