Trabalhadores que atuaram entre 1971 e 1988 podem ter valores a receber. Isso porque, o Ministério da Fazenda lançou uma ferramenta digital para facilitar o acesso a esses recursos. A plataforma, chamada REPIS Cidadão, permite consultar e resgatar cotas do antigo Fundo PIS/PASEP e checar se o cidadão possui valores disponíveis para resgate.
Ministério da Fazendo lança ferramenta para resgate do Fundo PIS/PASEP
Sendo assim, os valores disponíveis são referentes ao antigo fundo, extinto em 2020. Trabalhadores com carteira assinada ou servidores públicos na época podem ter direito. Os primeiros pagamentos ocorrerão em 28 de março. O valor médio estimado é de R$ 2,8 mil por beneficiário.
Leia Mais ∎
De acordo com Vanessa Delamare Campos, analista do Serpro, a plataforma é simples de usar. ““Com o Repis Cidadão, qualquer um poderá verificar se há ou não valores a serem sacados e verificar os procedimentos para sacar esse dinheiro”, explica. A ferramenta também orienta herdeiros sobre como acessar os recursos.
Como iniciou o projeto?
O projeto começou no SERPRO em agosto de 2023. Segundo Leonardo Paoliello, líder da equipe de desenvolvimento, a migração da base de dados da Caixa foi a primeira etapa. Ao longo de 2024, o foco foi processar pedidos de ressarcimento. Em dezembro de 2024, o Ministério da Fazenda aprovou o REPIS Cidadão.
Ariadne Fonseca, diretora do Serpro, destaca o impacto social da iniciativa. Ela afirma que o REPIS democratiza o acesso aos recursos financeiros dos cidadãos brasileiros. Assim, a solução tecnológica reforça o compromisso do Serpro com o governo.
“O REPIS tem um forte cunho social ao simplificar e democratizar o acesso dos cidadãos brasileiros aos recursos financeiros que lhes pertencem por direito. Com mais esta entrega, o Serpro reafirma diariamente seu compromisso com o Ministério da Fazenda, desenvolvendo soluções tecnológicas alinhadas aos objetivos estratégicos do governo”
Ariadne Fonseca, diretora do SERPRO
Entenda a diferença entre o resgate e o abono salarial
Dessa forma, é importante lembrar que o ressarcimento não tem relação com o atual abono salarial do PIS/PASEP. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o abono de 2025 é exclusivo para trabalhadores que tiveram carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2023. O limite de remuneração mensal foi de até dois salários-mínimos (R$ 2.604).
Como acessar a plataforma?
A princípio, para acessar a plataforma é necessário ter autenticação nos níveis prata ou ouro da plataforma Gov.br. Essa exigência segue as regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Caso a pessoa tenha todas as exigências concluídas, o serviço está disponível no site: repiscidadao.fazenda.gov.br
Agora, basta acessar o site e verificar se há valores disponíveis. Não perca essa oportunidade de resgatar o que é seu por direito.
O Serra Noticiário continua acompanhando o projeto de perto e trará novas informações assim que possível.
