Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#TRETA NEWS

Ministério Público realiza operação contra esquema corrupção dentro de Presidio de Viana

Durante a operação, uma advogada, um ex-diretor adjunto e um servidor foram detidos

Ministério Público prende envolvidos no esquema de venda de vagas de trabalho em Presidio do ES.

Nesta sexta-feira (09), o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) deflagrou uma operação que culminou na prisão de uma advogada, de um ex-diretor adjunto e de um servidor público, acusados de envolvimento em um esquema de corrupção na Penitenciária de Segurança Máxima 1 de Viana. A ação do MPES visou desmantelar uma operação ilegal de venda de postos de trabalho e outros benefícios dentro da unidade prisional.

Início das investigações do MPES

A investigação teve início após a denúncia de um detento que afirmou ter pagado R$ 8 mil, por intermédio de familiares, para obter uma vaga de trabalho na cozinha do presídio. As investigações revelaram que o esquema, ativo entre novembro e dezembro de 2022, era coordenado pelo ex-diretor adjunto, que exigia e recebia vantagens indevidas para facilitar benefícios a determinados internos.

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

O esquema incluía também liberações irregulares de ligações e visitas e foi confirmado por mais de 30 internos em uma sindicância da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS). A operação contou com a colaboração do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (GETEP), do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e da Polícia Penal do Espírito Santo.

Além da venda de postos de trabalho, o esquema envolvia a imposição de valores variados conforme a situação econômica dos detentos e sua afiliação a facções. Ameaças e retaliações faziam parte do método de operação, e uma advogada, esposa de um dos presos, participava na coleta dos pagamentos.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Clique aqui

Nota da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS)

Em nota, a SEJUS esclareceu que o servidor envolvido foi nomeado diretor-adjunto em abril de 2021 e exonerado em dezembro de 2022, atualmente atuando na área de escolta prisional.

A Secretaria e a PPES declararam apoio às investigações e reafirmaram seu compromisso com a transparência no sistema penitenciário. A OAB-ES foi procurada para comentar sobre a prisão da advogada, mas ainda não se manifestou. A defesa dos envolvidos foi contatada, e o espaço para manifestação permanece aberto.

Ministério Público realiza operação contra o crime organizado nas cidades de Vila Velha Vitória e Serra

+NEWS

#TRETA NEWS

O assalto foi cometido por dois assaltantes, e uma decisão inusitada dos criminosos foi o que levou um deles a ser preso

#TRETA NEWS

O sujeito teria realizado os atos obscenos ao lado de uma passageira, que denunciou o crime ao motorista do ônibus

#TRETA NEWS

Com a divulgação da Operação Revelada na Serra, os grupos políticos da cidade ficaram na curiosidade

#DESTAQUE

Entre as pessoas investigadas por divulgar conteúdos falsos, foram identificados alguns aliados do atual prefeito, Sérgio Vidigal

#BRONCA NEWS

O morador que denunciou ao MP alega que os materiais estiveram parados desde maio de 2023, e agora a prefeitura recolheu do local sem...

#DESTAQUE

A operação cumpriu dois mandados de busca e apreensão e interditou revendas clandestinas em bairros da cidade

#TRETA NEWS

O sujeito usou como arma o celular da esposa para cometer as agressões, após descobrir uma suposta traição

#TRETA NEWS

Segundo uma das delegadas que investigou o caso, o acusado praticava os crimes sempre nos mesmos moldes, assim foi com as quatro vítimas


Não copie, compartilhe o link