O jornal Serra Noticiário trouxe uma matéria relatando que na última terça-feira (18), diversos peixes apareceram mortos no canal de São Patrício em Jacaraípe. Imagens mostravam diversos peixes boiando na água deixaram moradores indignados que pediam respostas da prefeitura e da CESAN.
Na ocasião, a reportagem entrou em contato tanto com a CESAN quanto com Prefeitura da Serra, que deram versões diferentes sobre as reais causas da mortandade no canal de São Patrício.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Peixes morrendo na Serra
O caso voltou a se repetir, novamente em um lago de Jacaraípe, dessa vez na Lagoa de Juara e na praia de Manguinhos. A reportagem acompanhou um vídeo que circulou nas redes sociais, onde um homem passeia de barco pela lagoa entre diversos peixes mortos. O homem, espantado com a situação, deduz no vídeo que tenha cerca de 5 toneladas de peixes mortos.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Outros vídeos mostravam que até na praia em Manguinhos, peixes mortos estavam aparecendo, o que levantou suspeitas de um problema geral das águas no município da Serra.
Confira as imagens nesse vídeo publicado no Instagram do Serra Noticiário:
O que disse a prefeitura da Serra
A reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a prefeitura da Serra para saber se alguma providência havia sido tomada sobre os peixes da Lagoa de Juara. Por meio de nota, assessoria da prefeitura respondeu que havia acionado a Ambiental Serra e aguardava a elaboração do laudo para identificar a causa da mortandade dos peixes.
Vale lembrar que no caso ocorrido em São Patrício, a prefeitura atribuiu a mortandade dos peixes ao excesso de esgoto despejado no local, sob a administração da CESAN.
O que disse a CESAN
Da mesma forma, a reportagem entrou em contato com a CESAN, relatando o mesmo ocorrido e questionando quais seriam as causas da morte dos peixes, e quais providências estariam sendo tomadas pela empresa.
Por meio de nota, a CESAN informou que:
A equipe técnica da Ambiental Serra esteve no local na manhã desta quinta, 27, e não detectou nenhuma anomalia no Sistema de Esgotamento Sanitário da bacia. Também não foi evidenciado odor e nem visual característico de esgoto.
Suspeita-se de intrusão salina, conforme apontamento das análises preliminares do Rio Jacaraípe. Uma análise da água será feita e o resultado sairá em 20 dias.
Assessoria da CESAN
A reportagem do Serra Noticiário permanece acompanhando o caso para acompanhar os resultados de análises da água pela CESAN, e trará novas informações assim que possível.