Na última semana, o repórter Wal Júnior, do Serra Noticiário, esteve no bairro de Alterosas para ouvir moradores que denunciam o abandono da praça principal da comunidade. O local, que deveria ser um espaço de lazer, convivência e prática esportiva, está em condições precárias, com estruturas comprometidas e equipamentos retirados por estarem danificados.
A população cobra da Prefeitura Municipal da Serra (PMS) uma resposta urgente para revitalizar o espaço e devolvê-lo aos moradores, especialmente às crianças e jovens que dependem do local para atividades físicas e sociais.
Leia Mais ∎
A reportagem do SN entrou em contato com a Prefeitura da Serra para buscar esclarecimentos sobre a situação da praça em Alterosas. Em nota, a PMS informou que que há um projeto de revitalização da praça em Alterosas, e que será executado de acordo com o cronograma municipal de obras.
Vídeo Youtube:
“Alterosa é olhada como se fosse ninguém”, afirma moradora
O repórter Wal Júnior foi até a praça de Alterosas para averiguar de perto a situação do local e conversar com os moradores. Em entrevista para a nossa equipe de reportagem, a moradora e radialista Janete Braga fez um apelo para que as autoridades tivessem uma maior atenção com o bairro de Alterosas:
“Por que que Alterosas é olhada como se fosse ninguém? Somos um bairro, pagamos impostos, temos moradores, seja classe média baixa, alta, seja o que for, mas que tem direito. Estamos aqui reivindicando essa praça para as nossas crianças. Nós pagamos e temos direito. Então, por favor, olhem por nós. Nós não vamos nos calar.”
Estrutura comprometida e risco de acidentes
O fiscal da população Dioney Rodrigues destacou os graves problemas estruturais, como “muro caindo, brinquedos retirados porque estragaram, equipamentos de academia também removidos”. Dioney ainda afirma que houve uma reforma no campo de futebol em 2018, mas a praça continua abandonada.
Ele também relatou problemas de segurança:
“Houve um tempo em que o esporte estava dando choque, trazendo perigo para as crianças. Recentemente, o presidente do bairro cogitou a gente se unir para juntar verba e encher o campo de areia — uma responsabilidade da prefeitura que está sendo delegada para os moradores. Isso é inadmissível.”
Reclamação da falta de infraestrutura básica
A moradora Fernanda Pereira Rodrigues, mãe de dois filhos e tia de vários sobrinhos, reforçou a falta de infraestrutura:
“Meus filhos e sobrinhos praticam esporte aqui duas vezes por semana. Eles trazem garrafinha de água, com água de casa. Precisamos de um bebedouro na praça para atender a comunidade, especialmente crianças menores de 16 anos, que treinam em três turnos.”
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Diante do cenário de reclamação desses moradores, Na última sexta-feira (29), a reportagem Serra Noticiário entrou em contato com a Prefeitura da Serra para questionar se:
- A gestão está a par das reclamações dos moradores sobre o estado de abandono da praça de Alterosas?
- Quais são os motivos que levam o espaço a permanecer em nessas condições, sem manutenção ou revitalização?
- Existe algum projeto ou serviço em andamento para a recuperação e modernização da praça?
Prefeitura da Serra afirma que existe projeto de revitalização
Na última sexta-feira, a Prefeitura da Serra respondeu à reportagem do SN. Em nota, a Secretaria de Obras da Serra (Seob) informou que há um projeto de revitalização da praça de Alterosas, e que esse projeto será executado de acordo com o cronograma municipal de obras.
No entanto, a secretaria não deu mais detalhes sobre o cronograma e a previsão de execução desse projeto de revitalização na praça de Alterosas.
Confira a nota na íntegra:
“A Secretaria de Obras da Serra (Seob) informa que há um projeto de revitalização da praça de Alterosas. O projeto será executado de acordo com o cronograma municipal de obras. Na última quinta-feira (28), o bairro recebeu um importante investimento para a qualidade de vida dos moradores: a entrega do Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (CMEITI) Sonho Dourado, com 10 salas de aula climatizadas (incluindo salas de berçário com fraldário e lactário) e uma sala multiuso; pátio e refeitório cobertos, playground e banheiros acessíveis; cozinha completa, despensa, depósito de material de limpeza, rouparia, almoxarifado e copa para funcionários, além de sala de professores, secretaria e direção. A infraestrutura conta ainda com estacionamento, vagas de embarque e desembarque, calçada cidadã, áreas com jardim, paisagismo moderno e iluminação em LED. O investimento na construção é de R$ 6.259.011,60. As aulas no espaço terão início no próximo dia 2 de setembro.”
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.
