A reportagem do Serra Noticiário vem recebendo denúncias sobre o agendamento online da Prefeitura da Serra. Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde da Serra (SESA), oferece um canal de agendamentos de consultas médicas aberto a todos os cidadãos serranos. A princípio, a ideia que parecia ser uma forma de agilizar o atendimento e evitar filas nos postos de saúde, vem gerando cada vez mais problemas.
Moradores da Serra reclamam do agendamento online de consultas
No dia 3 de agosto deste ano, a reportagem do SN repercutiu o vídeo do vereador Artur Costa (Solidariedade), que esteve de madrugada para acompanhar as filas de pacientes em busca de agendar uma consulta médica. Na maior parte dos casos, essas pessoas afirmavam que o agendamento online não funcionava, e por isso, precisavam se aventurar em filas desde o nascer do sol.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Vídeo: moradores acampam em frente à Unidade de Saúde para tentar senha de atendimento
No final do mês de setembro, uma moradora do bairro Eldorado comentou que sempre recebe orientações no posto do bairro a procurar o agendamento online. No entanto, ela afirma que o dia de agendamento é na sexta-feira, e há dois meses ela tenta pontualmente às 8h, mas nunca consegue a senha de agendamento.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
A moradora ainda afirma que o posto de Eldorado afirmou que só irá marcar consultas a partir do dia 31/10. Ou seja, ela ficará todo esse período sem o seu tratamento médico, sem nenhuma outra opção de conseguir marcar consultas ou ser atendida na região de onde mora.
Além disso, a paciente ainda ressalta que a Prefeitura da Serra se vangloria do seu sistema de agendamento online, mas que na verdade não funciona para quem precisa.
Qual o problema com o agendamento online na Serra?
O motivo seria que o número de vagas disponíveis no agendamento online é muito inferior à demanda de pacientes do município. Portanto, logo nos primeiros minutos do dia, as senhas já se esgotam, deixando diversas pessoas sem a chance de marcar uma consulta médica.
Dessa forma, boa parte da população fica sem conseguir o agendamento tanto de forma online, quanto presencial. Visto que, como denunciou essa moradora de Eldorado, os próprios postos de saúde recomendam o agendamento via site da Prefeitura da Serra.
Reportagem tentou contato com a Prefeitura da Serra
Diante dessas reclamações, a reportagem tentou contato com a Prefeitura da Serra. Em nota, questionamos se a Secretaria de Saúde estava a par desses problemas. Além disso, a reportagem questionou se havia algum projeto de atualização desse sistema online para atender melhor à demanda da população. No entanto, até o momento desta publicação, não obtivemos respostas. O Serra Noticiário permanece no aguardo de uma resposta da prefeitura.