Na última segunda-feira (23), a reportagem do Serra Noticiário recebeu de seus leitores um vídeo, onde um morador do bairro Jardim Carapina, relata que os moradores da rua Itamaraju estão sem iluminação desde setembro de 2022.
Rua há quatro meses sem iluminação em Jardim Carapina
No vídeo, o morador relata que já entrou em contato tanto com a prefeitura quanto com a empresa EDP, responsável pelo fornecimento de energia e iluminação pública na Serra. É possível ver que a rua fica completamente escura, o que pode se tornar um perigo para os moradores que circulam no local.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Prefeitura da Serra, para questionar sobre alguma possível solução para esse problema que se estende há cerca de quatro meses.
O que disse a Prefeitura da Serra
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Serviços (Sese) respondeu que que já esteve no local dia 05/01 averiguando a situação e abriu o chamado na EDP, já que se trata de responsabilidade dela.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
A assessoria ainda informou que no bairro de Jardim Carapina, assim como em outros bairros do município da Serra, já foram implantados pela concessionária de energia EDP o sistema de BTzero, sistema que age contra o furto de energia elétrica.
Quando o morador faz o furto (gato) na rede de distribuição da concessionária, o circuito é desligado automaticamente, desligando a iluminação da rua. A prefeitura recebe o chamado para manutenção da iluminação no local, no qual é enviado uma equipe para efetuar o atendimento. Logo, os atrasos na resolução da questão são por parte da concessionária EDP.
O que disse a EDP Escelsa
A reportagem entrou em contato com a EDP Escelsa, para questionar sobre o problema, além da demora por uma solução. Em nota, a empresa disse que a iluminação pública é de responsabilidade da prefeitura municipal. Quando necessário apoio da EDP na questão, é a prefeitura quem aciona a concessionária.
A distribuidora informou ainda que não há registro de solicitação da prefeitura para o endereço informado. De qualquer forma, a EDP enviará uma equipe ao local e, se a ocorrência for na rede elétrica da concessionária, as medidas cabíveis serão adotadas.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível. A Sese informa que precisar de manutenção na iluminação pública, deve ligar para o 0800-000-0717 ou pelo aplicativo Serra Iluminação Pública.