Nesta sexta-feira (29), a reportagem do Serra Noticiário recebeu uma denúncia sobre o acúmulo de lixo no terreno vizinho ao CMEI Criança Feliz, em Nova Carapina II, que também fica muito próximo da Escola Jorge Amado.
Isso porque, um morador do bairro fez vídeos mostrando o acúmulo de lixo próximo à creche, virando foco de insetos, pragas, ratos e até animais mortos. Colocando assim em risco a higiene e saúde da vizinhança, incluindo as duas instituições de ensino próximas.
Leia Mais ∎
Morador denuncia lixo abandonado em Nova Carapina II
Dessa forma, especificamente na parte de trás do muro deste CMEI, que recebe crianças diariamente, existe um descarte de lixo, madeiras velhas e entulhos e outros matériais de descarte. Segundo o responsável pelas filmagens, o local vem atraindo insetos, ratos e até urubus. Ou seja, comprometendo a higiene do local e colocando a creche em risco.
O morador alerta para o perigo desse lixo acumulado próximo às escolas. Além disso, ele relatou que recentemente, moradores tentaram atear fogo nesse lixo. No entanto, as chamas se aproximaram do muro do CMEI e quase atingiram a área onde fica localizado o ar condicionado das salas de aula.
A preocupação se deve ao fato que essa concentração de lixo pode acarretar em mais transmissores de doenças e outros tipos de problemas indo em direção ao CMEI. Assim, colocando a higiene do local em risco, e por consequência, a saúde dessas crianças.

Problema se tornou recorrente na região e ainda sem soluções
Segundo a fonte, o problema já foi reportado à Prefeitura da Serra por meio do aplicativo COLAB, mas até o momento não obtiveram respostas. Enquanto isso, o local permanece sem soluções.
Vale ressaltar que esse é um problema recorrente e já foi motivo de diversas reportagens do Serra Noticiário. Em uma matéria do dia 17 de agosto de 2024, a Prefeitura da Serra respondeu dizendo que ““A Secretaria de Serviços da Serra informa que limpa regularmente a região, que é usada de forma irregular para descarte de resíduos.”
Moradores alimentam ponto de descarte irregular próximo a escola e creche na Serra
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Diante dessa situação, a reportagem entrou mais uma vez em contato com a Prefeitura da Serra para questionar se as autoridades estavam a par desse problema que mais uma vez persiste no local, e quais medidas para solucionar esse caso.
Em nota, a Prefeitura da Serra respondeu que:
“A Secretaria de Serviços da Serra (SESE) informa que enviará um equipe ao local para avaliar a situação e realizar a limpeza da área. A SESEpede a colaboração da população para realizar o descarte de lixo de forma correta, nos dias em que os caminhões coletores passam, ou em contentores localizados em diversos pontos da cidade. O caminhão coletor passa três vezes por semana recolhendo o lixo doméstico. Os moradores de Nova Carapina II ainda contam com uma Área de Triagem e Transbordo para o descarte regular de resíduos mais volumosos ou entulhos de construção, localizada em Cidade Pomar, próxima a antiga fábrica de blocos, perto da BR. Por dia o morador pode levar o equivalente de até 10 de sacos de ráfia de resíduos de construção civil. O município conta ainda com o Papa-Treco, um serviço gratuito de recolhimento de móveis e eletrodomésticos inservíveis. Para solicitar o recolhimento, o munícipe deve agendar via WhatsApp pelo número: (27) 98136-0194 ou pelo aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente. A Sese reforça que o descarte irregular de lixo é considerado crime ambiental, passível de multa. A população pode colaborar e denunciar o descarte irregular pelo aplicativo Colab (www.colab.re), disponível gratuitamente na loja de aplicativos para celular.“
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.
