Na última semana, a reportagem do Serra Noticiário recebeu reclamações vindas de moradores do bairro José de Anchieta, devido a um trabalho da Prefeitura da Serra, que removeu algumas árvores de três praças do bairro. Segundo moradores, a remoção das árvores retirou os pontos de sombra do local e ainda prejudicou o pouco de verde que havia no espaço.
Prefeitura da Serra retira árvores em José de Anchieta
Em fotos e vídeos, moradores registraram o momento em que a Prefeitura da Serra estava removendo as árvores. O descontentamento se deu pelo fato de que após as retiradas, as praças perderam boa parte da arborização, deixando os moradores sem os pontos de sombra na praça.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Dessa forma, moradores ficaram se questionando quais eram os motivos para derrubar essas árvores, e porque a Prefeitura da Serra não optou apenas pela poda ao invés da remoção completa.
Em seguida, um morador enviou uma foto da praça principal do bairro José de Anchieta após a retirada das árvores, mostrando como o local ficou com um aspecto vazio e pouco receptivo.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Sendo assim, diante dessas reclamações, a reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a Prefeitura da Serra para buscar esclarecimentos sobre os motivos da retirada dessas árvores em José de Anchieta e se existia algum projeto de rearborização em andamento.
Em nota, a Prefeitura da Serra respondeu que:
“A Prefeitura da Serra informa que as três rotatórias situados no bairro José de Anchieta serão contempladas com novo paisagismo, incluindo plantio de nova vegetação nos locais. Vale explicar que a retirada das árvores foi necessária, pois possuíam raízes profundas e pivotantes/axiais (ramificadas) e estavam danificando o canteiro e a calçada. O corte trabalho foi feito após avaliação de um pedido da Associação de Moradores do bairro, e liberação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). A Semma elabora um novo Plano Municipal de Arborização Urbana e, entre os programas previstos no plano, está a implantação de corredores verdes em áreas de grande contingente populacional e fluxo viário como as avenidas Civit, Talma Rodrigues Ribeiro, Paulo Pereira Gomes e Eldes Scherrer Souza.”
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.