Na última terça-feira (24), a reportagem do Serra Noticiário recebeu vídeos e imagens da Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, localizada na orla do bairro Castelândia, que estava sofrendo com um vazamento de esgoto que alagou alguns trechos da rua. A CESAN esteve presente no local para realizar a desobstrução do esgoto.
Moradores reclamam de “esgoto a céu aberto” em Castelândia
Moradores de Castelândia, na Serra, estão enfrentando um problema recorrente com o acúmulo de esgoto nas ruas do bairro. Segundo moradores, a situação, que persiste há mais de um ano, gera transtornos e preocupações com a saúde pública, já que a região sofre com esgoto a céu aberto, presença de ratos e baratas, além do risco de doenças.
Leia Mais ∎
Segundo os relatos, o problema está relacionado à estação de bombeamento localizada na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, próximo à colônia de férias da Vale. De acordo com os moradores, a estação, que deveria funcionar para escoar o esgoto, está inoperante há vários anos, o que agrava a situação. Mesmo com a instalação de tubulação de esgoto e a cobrança pelo serviço, a infraestrutura não funciona como deveria.

Moradores reclamam de problema recorrente na região
Os moradores apontam que, apesar de existir uma parceria público-privada entre o município, o estado e a CESAN, as soluções não chegam. A Serra Ambiental e a CESAN são alvo de críticas pela falta de ação para resolver o problema. “É uma questão recorrente. A cada mês, vemos o esgoto invadindo nossas ruas”, desabafa um morador.
Sendo assim, a comunidade de Castelândia cobra que a Prefeitura da Serra, através da Secretaria de Serviços, faça uma intervenção imediata para solucionar o problema.
Dessa forma, além dos transtornos causados pelo esgoto, os moradores também questionam o envio de caminhões limpa-fossa para a região, alegando que a solução temporária não resolve o problema de forma definitiva. “Nossa região de Castelândia tá sendo tratada como pinicão da CESAN”, reclama outro morador.
Vídeo YouTube:
Reportagem entrou em contato com a CESAN
Sendo assim, diante dessas reclamações, a reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a CESAN, questionando se a empresa estava a par dessa situação, quais os motivos para esse alagamento de esgoto na rua e quais medidas cabíveis para solucionar o caso.
Em nota, a CESAN respondeu que:
“O vazamento foi causado por uma obstrução nas bombas da estação elevatória, provocando uma falha elétrica que resultou na parada temporária do sistema.
A equipe técnica realizou ontem (24) a desobstrução da bomba, o reparo elétrico e a limpeza completa da área afetada. Todas as medidas necessárias foram tomadas, e a estação elevatória voltou a operar normalmente, sem novos incidentes registrados.”
Moradores reclamam da falta de soluções concretas por parte da CESAN
Por fim, nesta quinta-feira (25), a reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com um morador da região para apurar se, de fato, a CESAN havia resolvido o vazamento de esgoto. O morador prontamente confirmou a informação da empresa, mas criticou o serviço, alegando ser apenas mais um paliativo, e que o problema voltaria a se repetir em Castelândia.

O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.
