Os finais de semana são temidos por alguns moradores do bairro Laranjeiras, na Serra, enquanto muitos podem ter uma noite de sono tranquila, as vizinhanças dos bares e restaurantes da região reclamam de som alto que atrapalhar o sono.
Na tentativa de solucionar o problema os moradores já acionaram o disque-silêncio várias vezes, mas segundo eles nada adiantou.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Mesmo durante a quarentena, o número de registros do disque-silêncio é alto. O município de Serra ocupa o quarto lugar no ranking de denúncias de som alto em toda Grande Vitória.
Os moradores do bairro Laranjeiras, enviaram ofícios para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Serra (SEMMA) e para o Ministério Público do Espírito Santo (MPES).
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Eles reivindicam uma resolução para colocar fim nas constantes violações de leis dos bares e restaurantes do bairro com o abuso do som alto.
Em um dossiê enviadas pelos moradores ao Serra Noticiário, é possível ver que mesmo mediante a notificações dos órgãos responsáveis, os próprios estabelecimentos publicaram imagens e vídeos das casas de som em funcionamento mesmo nos dias em que deveriam cumprir com os mandados, as imagens mostram shows ao vivo durante os finais de semana.
Segundo um dos moradores, quando termina o show, então de 2h para 3h da manhã é muita moto fazendo aqueles barulhos, carro queimando pneu. Eram pessoas bêbadas jogando garrafas no chão e quebrando, já foram flagradas até pessoas urinando”.
Moradores denunciam que os estabelecimentos abusam do volume, nos horários que o disque-silêncio não atende
Através das denúncias, uma das moradoras do bairro foi orientada por um fiscal da SEMMA a gravar a música nos horários em que estiver muito alto e ligar para os fiscais, para quando chegarem ela mostrar os relatos e além disso também ligar para o disque-silêncio.
Na Serra, a maioria das denúncias são nos finais de semana, a SEMMA destacou que após a realização da denúncia, ela é registrada no sistema, e a equipe responsável de fiscais de plantão verifica a procedência no local informado. As pessoas são orientadas a regularizar o evento realizado. Em casos de reincidências multas são aplicadas.
O que sobrou da vida noturna na Serra, luta para não virar igreja
O jornal procurou, um dos bares denunciados e respondeu que o bar atende todos os critérios e ja foi testado pelo disque-silencio e foi aprovado, todas as acusações são motivadas por perseguição entre concorrentes.
“Estamos melhorando a acústica do bar, mas por conta da pandemia estamos ainda pagando as dívidas, mas continuaremos buscando realizar investimentos em acústica no bar.” Relatou o empresário a reportagem