Na última semana, a Prefeitura Municipal da Serra (PMS) atualizou os moradores sobre o andamento das negociações para a municipalização do trecho urbano da BR-101, por meio de um comentário em publicação no perfil oficial do Instagram. Na postagem, foi informado que as tratativas com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a concessionária Eco-101 estão em “fase avançada”
A empresa Ecovias 101, responsável por administrar o trecho da BR-101 afirmou que a via ainda nao foi devolvida ao DNIT. Enquanto a Prefeitura da Serra reiterou que as negociações seguem em estágio avançado.
Expectaviva é que após o DNIT entregar o Contorno do Mestre Álvaro para a Eco101, a BR-101 será devolvida e repassada para o município da Serra.
Municipalização da BR-101 em fase avançada, afirma Prefeitura da Serra
Em uma publicação no perfil oficial do Instagram da Prefeitura da Serra, um comentário acabou gerando expectativas sobre o andamento da municipalização do trecho da BR-101 que cruza o município da Serra.
O comentário oficial afirmava:
“Oi! A municipalização da BR-101 está em fase avançada de negociação com o DNIT e a Eco-101. Estamos empenhados nesse processo para poder cuidar com mais agilidade desse trecho tão importante pra cidade.”

A declaração gerou expectativa entre os moradores da Serra, que aguardam melhorias significativas no trecho urbano da rodovia, conhecido por seus congestionamentos e desafios logísticos.
Diante dessa informação, nossa equipe de reportagem buscou esclarecimentos adicionais sobre os detalhes pendentes, os benefícios esperados para a população serrana e a previsão de conclusão do processo.
Reportagem entrou em contato com as autoridades competentes
Diante dessa informação, Na última quarta-feira (21) reportagem do Serra Noticiário buscou esclarecimentos adicionais junto à Prefeitura da Serra e a Eco-101 sobre os detalhes pendentes, os benefícios esperados para a população serrana e a previsão de conclusão do processo.
Prefeitura da Serra se pronunciou
Em nota, enviada na última quinta-feira (22), Secretaria de Obras da Serra (SEOB) apenas reiterou que a municipalização da BR-101 está em fase avançada de negociações entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a empresa Eco-101, que atualmente administra a via por meio de concessão. Porém, sem mais detalhes do andamento dessas negociações ou um prazo de fechamento.
Confira a nota na íntegra:
“A Secretaria de Obras da Serra (SEOB) informa que a municipalização da BR-101 está em fase avançada de negociações entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a empresa Eco-101, que atualmente administra a via por meio de concessão.
A municipalização da via permitirá mudanças importantes para melhorar o fluxo de veículos, como a substituição de semáforos e cruzamentos em seis pontos. A municipalização da BR-101 irá ainda permitir investir mais em infraestrutura e em projetos para melhoria da qualidade de vida da população.
A Prefeitura da Serra reitera que irá comunicar a população sobre a implementação da medida.”
Ecovias 101 deu mais detalhes sobre o caso
Já a Eco-101 respondeu nossa reportagem, na mesma quinta-feira (22), afirmando que trecho urbano da BR-101 na Serra ainda não voltou ao controle do DNIT. O processo está em andamento na ANTT, que trata da devolução formal por meio de um termo específico. A previsão é que a transferência ocorra em 2025.
Confira a nota na íntegra:
“O trecho urbano da BR-101 na Serra ainda não foi devolvido ao DNIT. Este procedimento tramita na ANTT, onde estão sendo tratadas as questões relativas ao Termo de Arrolamento e Reversão de Bens ao DNIT (documento que devolve a titularidade do trecho urbano ao DNIT). A expectativa é que o processo ocorra ainda em 2025.”
DNIT não se pronunciou sobre o caso
Por fim, nossa reportagem também encaminhou os mesmos questionamentos à assessoria do DNIT, mas até o momento desta publicação, não obteve respostas. Nossa reportagem permanece no aguardo de uma resposta do DNIT.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará nvoas informações assim que possível.
- Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!