O imposto de renda surgiu em meados do século dezoito na Inglaterra e se estendeu até hoje; entenda o que é, e como declarar
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O que vem a ser Imposto de renda?
O imposto de renda está ligado ao imposto que é pago de acordo com o quanto que você ganha, sendo acompanhada com a sua ascensão de bens.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Aqueles que devem declarar o imposto, após declará-lo, passam por um procedimento que irá analisar as entradas e saídas de dinheiro, sendo de fundamental importância que os dados estejam de acordo com as notas.
Destinação da renda arrecadada pelo Estado
Em conformidade às informações disponibilizadas pelo Ministério da Fazenda, o dinheiro arrecadado no recolhimento do imposto de renda é destinado aos aprimoramentos e manutenções de estruturas provenientes do Poder Público, envolvendo os níveis federais, estaduais e municipais.
Exemplos de aplicações dessa verba são: rodovias, estruturas que visem saneamento básico, programas voltados à educação, esportes e lazer… De maneira geral, a arrecadação pode ser destinada a quaisquer fins que objetivem o bem-estar da população com um todo.
Além do mais, quando necessário, o dinheiro proveniente das declarações de impostos de renda também pode ser designado aos pagamentos de servidores públicos, bem como aos programas habitacionais
Como saber se preciso declarar o imposto de renda?
Se no ano anterior, no caso, no ano de 2020 você conseguiu obter um montante superior a R $28.559,70 (vinte e oito mil, quinhentos e cinquenta e nove reais e setenta centavos), você deve obrigatoriamente realizar a declaração do imposto de renda.
Caso você seja um cidadão brasileiro, preencha esse requisito e não estiver dentro da regularidade, isso é, não tiver declarado o seu imposto de renda, você se enquadra no crime de sonegação de imposto e também estará sujeito ao pagamento de multas.
Esqueci de declarar o meu imposto de renda
Se por um acaso você se esquecer de enviar a sua declaração de imposto de renda, você ainda pode enviá-la com atraso, porém estará suscetível à multa de atraso.
Após a entrega atrasada do I. R. (Imposto de Renda), você terá um total de exatos trinta dias para efetuar o pagamento da multa, a qual terá valor proporcional aos dias de atraso.
Se você está em dúvida se devia ter declarado o seu imposto ou não sabe se realmente o declarou ou não, você pode fazer uma consulta através do site da Receita Federal.
A partir do preenchimento de um formulário, você saberá se há alguma dívida entre você e a Receita Federal.
Restituição do Imposto de Renda
A chamada restituição do imposto de renda confere direito aos cidadãos que contribuíram declarando o seu imposto, porém tiveram que realizar um pagamento de imposto superior ao que realmente deveriam ter pago.
A restituição do imposto de renda é paga seguindo uma ordem de lotes, porém é fundamental saber que se você está com a declaração em atraso, a multa poderá ser, de maneira automática, descontada de sua restituição de imposto.
Imposto de Renda e o leão
Você já deve ter ouvido falar que o leão simboliza o imposto de renda, mas você já se perguntou o porquê dessa associação?
A ideia foi de José Zaragoza, publicitário de uma empresa da década de 70 – 80. Em 1979 a Receita Federal contratou essa empresa para criar uma campanha para estimular a população a declarar o imposto de renda.
Nessa campanha foi inserido o leão como fiscal dos impostos, que permaneceu até hoje.