Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#TRETA NEWS

O que você precisa saber sobre Imposto de Renda e como declarar

O imposto de renda surgiu em meados do século dezoito na Inglaterra e se estendeu até hoje; entenda o que é, e como declarar

O que vem a ser Imposto de renda?

O imposto de renda está ligado ao imposto que é pago de acordo com o quanto que você ganha, sendo acompanhada com a sua ascensão de bens.

Aqueles que devem declarar o imposto, após declará-lo, passam por um procedimento que irá analisar as entradas e saídas de dinheiro, sendo de fundamental importância que os dados estejam de acordo com as notas.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra - Clique aqui!

Destinação da renda arrecadada pelo Estado

Em conformidade às informações disponibilizadas pelo Ministério da Fazenda, o dinheiro arrecadado no recolhimento do imposto de renda é destinado aos aprimoramentos e manutenções de estruturas provenientes do Poder Público, envolvendo os níveis federais, estaduais e municipais. 

Exemplos de aplicações dessa verba são: rodovias, estruturas que visem saneamento básico, programas voltados à educação, esportes e lazer… De maneira geral, a arrecadação pode ser destinada a quaisquer fins que objetivem o bem-estar da população com um todo.

Além do mais, quando necessário, o dinheiro proveniente das declarações de impostos de renda também pode ser designado aos pagamentos de servidores públicos, bem como aos programas habitacionais  

Como saber se preciso declarar o imposto de renda?

Se no ano anterior, no caso, no ano de 2020 você conseguiu obter um montante superior a R $28.559,70 (vinte e oito mil, quinhentos e cinquenta e nove reais e setenta centavos), você deve obrigatoriamente realizar a declaração do imposto de renda. 

Caso você seja um cidadão brasileiro, preencha esse requisito e não estiver dentro da regularidade, isso é, não tiver declarado o seu imposto de renda, você se enquadra no crime de sonegação de imposto e também estará sujeito ao pagamento de multas.

Esqueci de declarar o meu imposto de renda

Se por um acaso você se esquecer de enviar a sua declaração de imposto de renda, você ainda pode enviá-la com atraso, porém estará suscetível à multa de atraso. 

Após a entrega atrasada do I. R. (Imposto de Renda), você terá um total de exatos trinta dias para efetuar o pagamento da multa, a qual terá valor proporcional aos dias de atraso.

Se você está em dúvida se devia ter declarado o seu imposto ou não sabe se realmente o declarou ou não, você pode fazer uma consulta através do site da Receita Federal. 

A partir do preenchimento de um formulário, você saberá se há alguma dívida entre você e a Receita Federal.

Restituição do Imposto de Renda

A chamada restituição do imposto de renda confere direito aos cidadãos que contribuíram declarando o seu imposto, porém tiveram que realizar um pagamento de imposto superior ao que realmente deveriam ter pago. 

A restituição do imposto de renda é paga seguindo uma ordem de lotes, porém é fundamental saber que se você está com a declaração em atraso, a multa poderá ser, de maneira automática, descontada de sua restituição de imposto.

Imposto de Renda e o leão

Você já deve ter ouvido falar que o leão simboliza o imposto de renda, mas você já se perguntou o porquê dessa associação?

A ideia foi de José Zaragoza, publicitário de uma empresa da década de 70 – 80. Em 1979 a Receita Federal contratou essa empresa para criar uma campanha para estimular a população a declarar o imposto de renda. 

Nessa campanha foi inserido o leão como fiscal dos impostos, que permaneceu até hoje.

+NEWS

Não copie, compartilhe o link