Na tarde da última quarta-feira (29), uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) e a Prefeitura da Serra resgatou 21 animais que estavam em condições insalubres em um ferro-velho no bairro Rosário de Fátima, no município da Serra. Os agentes encontraram 13 cachorros e oito gatos vivendo sem água, sem comida e expostos a um ambiente extremamente degradante.
De acordo com a equipe da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), os cachorros estavam presos em cômodos pequenos e os gatos confinados em outro espaço, todos cercados por fezes e um forte cheiro de urina. Alguns filhotes também foram encontrados no local. A situação mais grave envolvia um cachorro isolado em um pequeno banheiro lacrado com pregos, sem qualquer possibilidade de sair. Outros cães estavam soltos pelo ferro-velho, mas sem acesso a alimento adequado.
Leia Mais ∎
A reportagem do Serra Noticiario teve acesso a imagens do resgate, cedidas pela Polícia Civil.
Vídeo YouTube SN:
Um cão foi encontrado sem vida no local
As investigações apontaram que a pessoa responsável pelos animais aparecia esporadicamente no local para fornecer comida e água, mas sem a frequência necessária para garantir o bem-estar deles. O resgate durou cerca de quatro horas e exigiu o uso de três veículos e três equipes para transportar os animais. Alguns cães estavam tão debilitados que não conseguiam se locomover e tiveram dificuldades até para descer escadas. Durante o resgate, um dos cachorros não resistiu ao estresse e morreu no local.
A Polícia Civil instaurou um inquérito para identificar o proprietário do ferro-velho e tomar as providências legais. Denúncias sobre maus-tratos a animais podem ser feitas anonimamente pelo Disque-Denúncia 181.
Sabe de algo?
A Polícia ainda destaca que a população tem um papel importante investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia 181. Assim como também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, pelo link a seguir: disquedenuncia181.es.gov.br
O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas
A reportagem do Serra Noticiário continuará acompanhando o caso e, assim que houver novas informações, traremos atualizações aos nossos leitores.
