A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) realizou, nesta quinta-feira (24), a quinta fase da Operação Ponto Final, com o objetivo de combater crimes ocorridos em terminais de transporte coletivo na Serra. A ação foi conduzida pelas equipes do 12º e 13º Distritos Policiais, e resultou no cumprimento de um mandado de prisão temporária contra Daniel Santos Aquino, de 22 anos, no bairro Novo Horizonte, suspeito de praticar roubos e extorsão mediante sequestro.
De acordo com a PC, os crimes investigados partiram do Terminal de Carapina, onde o suspeito teria atuado ameaçando usuários do transporte público.
Leia Mais ∎
O delegado Josafá Silva, titular dos 12º e 13º DPs da Serra, informou que o homem já possui um histórico de crimes. “São passagens por furtos em estabelecimentos comerciais, roubos em via pública, furto de veículo, roubos em transporte coletivo e extorsões mediante sequestro. Desde à adolescência”, relatou.
Ainda segundo o delegado, o investigado já havia sido preso no início de 2024.
“Após cumprir nove meses de prisão, ele foi liberado, mas voltou a praticar crimes contra o patrimônio, culminando na prisão atual”, destacou Josafá.

Vítima abordada no Terminal de Carapina
A prisão desta quinta-feira está relacionada a um crime ocorrido no último dia 2 de julho, por volta das 18 horas. Segundo a investigação, o suspeito abordou um jovem dentro do Terminal de Carapina, simulando estar armado.
“Ele obrigou a vítima a sair do terminal e entregar o celular. Durante cerca de uma hora, o suspeito intimidou a vítima, alegando ser membro da facção criminosa PCC e ameaçando-a de morte. Além disso, o jovem foi coagido a realizar diversas transferências via PIX para a conta do investigado”, explicou o delegado.
Josafá Silva também detalhou como as provas foram reunidas.
“Juntamente com os comprovantes das transferências de PIX e o reconhecimento por fotografia, conseguimos provas cabais do envolvimento do detido na ação criminosa, e assim representamos na Justiça pela sua prisão.”
O suspeito foi localizado em sua residência, não ofereceu resistência e foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.
A Operação Ponto Final segue em andamento e visa desarticular grupos criminosos que atuam em terminais e ônibus na Serra.
Sabe de alguma coisa?
A população tem um papel importante nas investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia (181), que também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, pelo link a seguir: disquedenuncia181.es.gov.br
“O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas”
