A equipe de Fiscalização Ambiental da Prefeitura Municipal da Serra (PMS) realizou, nesta semana, o resgate de 15 aves silvestres que eram mantidas ilegalmente em cativeiro no bairro Novo Horizonte. A ação recebeu o nome de Operação Pássaro Livre e contou com o apoio da Guarda da Serra (GCM), resultando também na apreensão de gaiolas e equipamentos utilizados para capturar os animais.
Durante a operação, os auditores fiscais encontraram nove coleiros, quatro canários, um caboclinho e um sanhaço-azul. No imóvel, a equipe apreendeu 11 gaiolas, dois alçapões e um viveiro usados para manter as aves presas.
Leia Mais ∎
A fiscalização descobriu o cativeiro irregular poucos dias depois de um fiscal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) perceber a presença dos pássaros enquanto atendia uma ocorrência de poluição sonora em uma residência vizinha.

Após o resgate, as aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), localizado no bairro Barcelona. No local, os animais passarão por avaliação e processo de reabilitação. Caso apresentem condições adequadas, os técnicos poderão devolvê-los ao habitat natural.
A equipe identificou o responsável pelos pássaros, que poderá receber multa entre R$ 50 e R$ 1.000 por animal, conforme a espécie e o grau de ameaça.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que novas fases da Operação Pássaro Livre devem ocorrer nos próximos meses em diferentes regiões da Serra. A iniciativa busca combater o comércio ilegal e a criação irregular de animais silvestres no município.
Moradores da Serra podem denunciar crimes ambientais pelo aplicativo COLAB, disponível para celulares com sistemas Android e iOS.
