A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), em conjunto com Departamento Especializado em Investigações Criminais (Deic), deflagrou, entre os meses de maio e setembro deste ano, a quinta fase da Operação Sceleratus (Palavra originaria do Latin e significa criminoso), nos municípios da Grande Vitória e no interior do Estado. Ao todo, foram 107 pessoas presas e 30 armas apreendidas.
A Operação Sceleratus teve o objetivo de prevenir crimes contra o patrimônio, sejam eles roubos a transporte coletivo, comércio, bancos ou pessoas.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
“A quinta fase desta operação tem como fundamento combater os criminosos, tirá-los das ruas e tirar as armas de suas mãos. Quando o tráfico de drogas descapitaliza, ele busca nos crimes patrimoniais recuperar suas perdas. Temos uma grade de operações para combater esse tipo de crime e não permitir que patrimônios sejam saqueados para alimentar o tráfico de drogas”
José Darcy Arruda
Delegado-Geral da Polícia Civil
A operação está na 5ª fase, as prisões trata-se de prisões qualificadas quando não é com mandado de prisão, elas são realizadas em flagrantes, e os flagrantes convertidos em prisões preventivas, assim os criminosos não têm como responder em liberdade; ressaltou o Delegado Gabriel Monteiro.
Entre as prisões há casos de grande repercussão, como os casos de latrocínio na Serra, em que a vítima morreu no local, durante um assalto em uma lanchonete, quando um criminoso durante a fuga efetuou disparos acertando a vítima no peito.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
“Foi preso em flagrante um dos indivíduos com duas pistolas e mais de R$ 16 mil. Outra prisão de um caso de repercussão, foi de um troca de tiros na Praia do Canto, em uma loja de celulares, o vigilante só não tomou tiro na cabeça por sorte, porque o criminoso apontou a arma. O criminoso foi preso”.
Gabriel Monteiro
Delegado chefe da Divisão Patrimonial
Resultados:
1ª Fase: 11 suspeitos presos e apreensão de 14 armas apreendidas.
2ª Fase: 5 suspeitos presos e 3 armas apreendidas.
3ª Fase: 11 suspeitos presos e 8 armas foram apreendidas.
4ª Fase: 60 pessoas presas e 9 armas apreendidas.
5ª Fase: 107 pessoas presas e 30 armas apreendidas.
“Na última fase da operação, foram recuperados mais de R$ 3 milhões entre cargas roubadas e objetos de vítimas. A operação visa a recuperação de valores e realizar prisões desses criminosos”.
Gabriel Monteiro
Delegado chefe da Divisão Patrimonial.