Na última quinta-feira (21), um bebê sofreu uma grave queimadura no pé horas após o nascimento no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, logo após o seu parto. O caso foi denunciado pela mãe da criança, Sara Peisino Barboza, em publicação nas redes sociais, relatando que o incidente teria se dado supostamente após uma enfermeira aquecer um pedaço de algodão em uma lâmina incandescente e colocar na meia do bebê.
Após ser marcado na publicação da mãe, o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos) protocolou um ofício cobrando o afastamento dos profissionais envolvidos no caso. Nesta manhã de sexta-feira (22), o secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, Tyago Hoffmann, determinou o afastamento imediato dos profissionais apontados como responsáveis pelo grave incidente.
Leia Mais ∎
Profissionais envolvidos na queimadura do bebê são afastados
Assim, a decisão foi tomada em resposta ao ofício protocolado pelo deputado estadual Pablo Muribeca, que acompanha de perto o caso e a situação da família. O parlamentar classificou o episódio como um erro inaceitável na prestação de serviços de saúde pública e cobrou ações firmes para garantir justiça e segurança. No ofício oficial (nº 51/2025) na Secretaria de Estado da Saúde, o parlamentar solicitou:
- O afastamento imediato dos profissionais envolvidos
- A instauração de procedimento disciplinar
- O desligamento dos envolvidos, se comprovada a responsabilidade
- O envio de informações detalhadas para a Comissão de Saúde da Ales, para garantir transparência e preservação de provas
“Esse caso não pode passar impune. Nosso papel é cobrar providências firmes para garantir justiça e preservar vidas. A família precisa de acolhimento e o povo capixaba precisa de respostas”
Pablo Muribeca
Deputado Estadual
Caso segue sob investigação na Secretaria de Saúde
Dessa forma, o secretário Tyago Hoffmann acatou o pedido e determinou o afastamento imediato dos profissionais diretamente ligados ao episódio. A princípio, a decisão visa garantir a integridade da investigação, evitar influências e assegurar a transparência no processo de apuração. A secretaria também informou que o caso será investigado com rigor, e que todas as medidas cabíveis serão tomadas conforme o resultado da apuração.
Vídeo Instagram:
Bebê segue internado em UTI Neonatal
A família relatou que o bebê foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do Hospital Jayme e, posteriormente, encaminhado ao Hospital Infantil, em Vitória. Até última informação, ele aguarda cirurgia para avaliação da profundidade da lesão e definição do tratamento.
Matéria relacionada:
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.
