Nesta segunda-feira (09), os candidatos a prefeito da Serra, Pablo Muribeca (Republicanos) e candidato a vereador Max Pitangui, foram proibidos de usar a imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua campanha eleitoral. A decisão veio da 53ª Zona Eleitoral da Serra, logo após ação movida pelo candidato Igor Elson e seu partido o PL, que também disputa a prefeitura do município. Em caso de descumprimento, a Justiça estipulou multa diária de R$ 30 mil.
Pablo Muribeca proibido de usar imagens de Jair Bolsonaro
Assim, as publicações com a imagem de Bolsonaro que apareceram nas campanhas de Max Pitangui e Muribeca deverão ser removidos em até 24 horas, contadas a partir da data da decisão, proferida na segunda-feira (09). Segundo apurações da “A Gazeta“, a equipe do candidato Pablo Muribeca afirmou que, apesar do apoio declarado ao Bolsonaro, Muribeca não estava ciente da postagem com sua imagem ao lado do ex-presidente.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Na decisão, o juiz Gustavo Grillo Ferreira destacou que o uso da imagem de Bolsonaro por outros partidos pode confundir os eleitores. Já que Bolsonaro é filiado ao PL. O magistrado reforçou que os candidatos estariam se beneficiando da popularidade de Bolsonaro para angariar votos, configurando uma prática irregular passível de sanção.
Vale lembrar que, Max também já foi alvo de investigação por participação em atos antidemocráticos e por ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
“…como é de conhecimento público o autor (Igor Elson) é candidato a prefeito pelo Partido Liberal (PL) na Serra/ES, desta forma a utilização da imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro no município por candidatos de outros partidos podem confundir e induzir o eleitor a erro, pois Pablo Muribeca é candidato a prefeito pelo Republicanos e Maxcione Pitangui de Abreu é candidato a vereador pelo PRD”
Juiz Eleitoral, Gustavo Grillo Ferreira
Caso semelhante ocorreu também em Cariacica
Contudo, essa proibição não é isolada. Isso porque, no início de setembro, candidatos de Cariacica, como Tenente Assis (PP) e Cabo Fonseca (Republicanos), também foram impedidos de usar a imagem de Bolsonaro em suas campanhas, sob pena de multa de R$ 5 mil por dia, logo após ação movida pelo diretório estadual do PL, presidido pelo senador, Magno Malta.
Bolsonaro visita Assembleia Legislativa
O candidato Pablo Muribeca já expressou sua admiração pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em outras ocasiões. Inclusive, como deputado estadual já se encontrou com o ex-presidente durante uma homenagem na Assembleia Legislativa, em novembro de 2023.
O Serra Noticiário continua acompanhando o período eleitoral de perto e trará novas informações assim que possível.