Nesta última sexta-feira (12), o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos) publicou em suas redes sociais um vídeo que mostra os detalhes da “Operação Leite”, inicialmente realizada por um grupo de parlamentares. Eles encontraram grande quantidade de leite estocado no Arquivo Geral da Prefeitura da Serra, local destinado aos documentos antigos do município.
Contexto sobre “Operação Leite”
A operação teve início após denúncias anônimas no dia 8 deste mês, quando o grupo parlamentar, composto pelo deputado Pablo Muribeca e os vereadores Darcy Júnior (PRD) e Anderson Muniz (Podemos), recebeu informações de alimentos destinados à merenda dos alunos da rede municipal estocados de forma inadequada no galpão do Arquivo Geral da Prefeitura da Serra. O caso vem sendo noticiado com exclusividade pelo Serra Noticiário.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Operação Leite: Deputado e vereadores denunciam alimentos guardados em local irregular na Serra
Durante a fiscalização no Arquivo Geral, os parlamentares encontraram grande estoque de leite em pó e leite UHT, além de constatarem diversas irregularidades e acionaram a vigilância sanitária do município da Serra. Após análise, a vigilância sanitária emitiu um relatório concluindo que não encontrou danos aos alimentos, mas recomendou que fossem prontamente removidos para um local adequado.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
No dia 9, o deputado Muribeca, ainda realizando diligências em relação a “Operação Leite”, flagrou um caminhão baú entrando no local e sendo abastecido com sacos de leite em pó. Após o veículo ser carregado, saiu do galpão e o deputado seguiu o veículo para descobrir seu destino.
O veículo seguiu para o município de Cariacica, e o deputado acionou a Guarda Municipal de Cariacica para verificar a situação do veículo. Na altura do município de Viana, o caminhão foi abordado e constatou-se que estava transportando a carga sem a devida documentação. Esse segundo episódio também foi noticiado em primeira mão pelo Serra Noticiário.
Operação Leite: Pablo Muribeca intercepta caminhão em Viana com merenda da Prefeitura da Serra
Contra-ataque não oficial da “Prefeitura da Serra”
Porém, no dia seguinte, começou a circular nos grupos de WhatsApp, através de aliados e apoiadores do atual prefeito Sérgio Vidigal (PDT), um vídeo de uma mulher se apresentando como Graziela, subsecretária administrativa da gestão da Secretaria de Educação do município da Serra.
O vídeo, com tom institucional, mas não publicado em nenhum meio oficial de divulgação da prefeitura da Serra, criticava a “Operação Leite” e indiretamente as notícias geradas pela fiscalização parlamentar, classificando-as como inverdades, fake news e denúncias infundadas. Ela negou que a Secretaria de Educação estivesse estocando leite de forma indevida.
Para respaldar sua narrativa, ela afirmou que a Vigilância Sanitária do município concluiu que os alimentos estavam sendo estocados de forma adequada. Vale lembrar que, segundo o laudo da vigilância sanitária, ao qual a reportagem do Serra Noticiário teve acesso, constatou-se de fato que não houve danos aos alimentos. No entanto, se o local não fosse inadequado, como afirmou a subsecretária, por que a vigilância sanitária recomendou na conclusão a rápida transferência para um local adequado? Transferência essa que foi realizada no dia seguinte pela Prefeitura da Serra.
Além disso, levanta-se a questão: por que o vídeo da subsecretária não foi publicado em nenhum meio oficial? A ausência de publicação do vídeo da subsecretária em meios oficiais levanta questionamentos sobre o atual nível transparência da Prefeitura da Serra.
Vídeo de Muribeca complica narrativa de subsecretaria da Prefeitura da Serra
No vídeo divulgado na última sexta-feira pelo deputado Pablo Muribeca, é mostrado que o leite em pó e as caixas estavam sendo armazenados em um local inadequado; muito quente, repleto de baratas e fezes de ratos. Esses fatos contradizem a frágil e questionável narrativa da subsecretária. O vídeo completo está disponível abaixo: