Na noite do último domingo (06), familiares de pacientes que buscaram atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina, na Serra, relataram uma situação de desconforto causada pelo mau funcionamento do ar-condicionado na sala de medicação da unidade. A Secretaria Municipal de Saúde (SESA) confirmou o problema no equipamento de ar-condicionado na unidade e prometeu medidas para solucionar o caso.
Paciente idoso sofre com calor na UPA de Carapina
Entre os relatos está o caso de Thaynara, uma mulher moradora do bairro Jardim Tropical, que procurou a nossa reportagem para denunciar as condições enfrentadas por seu pai, um idoso de 76 anos com diabetes e hipertensão, que precisou ser levado à unidade após passar mal.
Leia Mais ∎
A reportagem conversou com Thaynara, que contou como foi a experiência de levar seu pai à UPA de Carapina. Segundo ela, ao chegarem à UPA por volta das 20h, o seu pai foi atendido e medicado sob supervisão médica.
Thaynara conta que seu pai começou a apresentar sintomas como tremedeira, suar frio e dificuldade para falar. Sendo assim, acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que levou o idoso até a UPA de Carapina, onde prontamente foi atendido. A filha ainda reforça que o pai foi bem atendido e medicado sob a supervisão do corpo médico local.
No entanto, Thaynara conta que o ambiente da sala de medicação estava insuportável devido ao calor intenso, provocado pela ausência de refrigeração adequada. A filha relata que ar-condicionado estava quebrado, e tanto os pacientes quanto os acompanhantes estavam sujeitos a temperaturas altas dentro da sala. Dessa forma, Thaynara aproveitou para compartilha vídeos com a nossa reportagem mostrando o cenário de desconforto.
De acordo com Thaynara, além dos pacientes, funcionários da unidade, incluindo médicos e enfermeiros, também relataram o incômodo causado pelo calor excessivo. Apesar do tratamento recebido, a família do idoso destacou que o ambiente desagradável prejudicou ainda mais a experiência já delicada de buscar atendimento médico.
Por fim, a filha relata que seu pai recebeu alta por volta de 1h da madrugada desta segunda-feira (07), mas, segundo Thaynara, até o momento de sua saída, o problema com o ar-condicionado ainda não havia sido resolvido. Em um vídeo gravado pela filha, o idoso aparece reclamando do calor.
Reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde
Diante dessa situação, a reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a Prefeitura Municipal da Serra (PMS), junto à Secretaria de Saúde, para questionar se as autoridades responsáveis estão cientes dos problemas técnicos enfrentados na UPA de Carapina? Quais os motivos para o equipamento de refrigeração não estar funcionando na data mencionada? Além disso, se existe um plano de manutenção recorrente desses aparelhos para evitar transtornos como esse?
Resposta da Secretaria de Saúde
Nesta última terça-feira (08), em nota, a Secretaria de Saúde da Serra informou que já tomou providências em relação ao problema. A SESA ainda relatou que a empresa gestora da UPA de Carapina lamentou o transtorno vivido pelos pacientes e reforçou que já está tomando as providências cabíveis para a instalação de um novo aparelho de ar-condicionado.
Confira a nota da Secretaria de Saúde na íntegra:
“A Secretaria de Saúde da Serra informa que oficiou a empresa responsável pela Gestão da UPA de Carapina Adulto e Infantil, que tomou as devidas providências. Em resposta à Sesa, a empresa disse haver uma falha recente no equipamento mencionado e que uma visita técnica já teria sido realizada no local. A empresa gestora disse ainda que lamenta o transtorno, mas reforça que já foi solicitada a compra de um novo aparelho, com programação de instalação para os próximos dias, o que será acompanhado pela Secretaria de Saúde.”
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.
