Na segunda-feira (06), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina, na Serra, recebeu um número considerável de pacientes, gerando várias reclamações por parte deles devido à demora no atendimento.
Entre os diversos relatos, uma paciente que preferiu não se identificar, alegou ter sido diagnosticada com COVID-19 através de um teste, porém, preocupantemente, não teria sido separada dos demais pacientes que aguardavam atendimento.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Nossa equipe do Serra Noticiário decidiu verificar as condições no local. Chegando à UPA, notamos que o setor responsável pelo atendimento de crianças (pediatria) estava funcionando normalmente. No entanto, a situação era bastante diferente no setor de atendimento a adultos, que estava visivelmente superlotado.
Conforme o painel de recepção, havia 44 pacientes aguardando atendimento, com outros 9 ainda esperando para serem classificados. Conversamos com algumas pessoas que revelaram estar esperando por uma consulta há cerca de 2 a 3 horas.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
O Serra Noticiário reforça a importância de uma rápida resposta das autoridades de saúde na Serra para lidar com a superlotação e atrasos no atendimento, especialmente em meio à contínua ameaça da COVID-19.
Por coincidência, encontrei o Vereador Gabriel Monteiro… ops o Vereador Pablo Muribeca, que também estava fiscalizando o local, com uma caneta e um bloco de papel em mãos, anotando as supostas irregularidades no local.
Em breve conversa, o parlamentar relatou que já teria realizado fiscalização na UPA de Serra-sede e depois que recebeu reclamações de pacientes na UPA de Carapina, decidiu ir até o local. O Vereador, também reclamou que foi novamente barrado de fiscalizar a unidade, pela direção do local e aguardava a chegada da polícia militar.
O jornal Serra Noticiário buscou contato através da assessoria de impressa da Prefeitura da Serra, questionando a Secretaria de Saúde, caso algum médico teria faltado na unidade e sobre possiblidade de pacientes com COVID-19, estarem misturados com os outros pacientes. Recebendo a seguinte resposta:
A Secretaria da Saúde da Serra informa que, nesta segunda (6), todos os médicos estão trabalhando, na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Carapina. Quanto ao questionamento sobre pacientes com Covid-19, a Saúde da Serra salienta que, na unidade, pessoas tanto com suspeita quanto com a confirmação de diagnóstico do novo coronavírus são mantidos separados dos demais usuários da UPA.”
Via Secretaria de Comunicação PMS