Nesta segunda-feira (30), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), divulgou a prisão de três homens suspeitos de envolvimento em uma série de furtos de veículos na Serra. As prisões ocorreram na última quarta-feira (25), após a investigação de um furto de uma caminhonete Hilux, levada do estacionamento de um supermercado no bairro Parque Residencial Laranjeiras.
O delegado Luiz Gustavo Ximenes, titular da DFRV, explicou que a organização criminosa já vinha sendo monitorada desde janeiro deste ano. O foco do grupo era furtar veículos fabricados entre as décadas de 1990 e 2000. Segundo ele, esses automóveis têm peças com alta demanda no mercado, o que atrai esse tipo de ação criminosa.
Modus operandi da quadrilha
Após os furtos, os criminosos tomavam três rumos: revendiam o carro com documentação adulterada, desmontavam os veículos para vender as peças separadamente ou removiam o cobre das estruturas para comercializar o metal, abandonando o restante do automóvel.
A investigação apontou que o grupo atuava sempre em dupla ou trio. Para cometer os furtos, utilizavam um veículo “batedor” que acompanhava o carro furtado até o destino final. Ainda conforme o delegado Luiz Gustavo Ximenes, o caso da concessionária foi um crime de oportunidade, já que o líder tinha acesso aos veículos por ser funcionário do local. Os demais furtos, porém, foram premeditados. Todos os carros furtados pela quadrilha foram recuperados pela Polícia Civil.
Investigações
O líder da quadrilha, de 47 anos, trabalhava em uma concessionária Renault localizada no bairro Planalto Serrano. Quando percebeu que estava sendo investigado, pediu demissão da empresa. No entanto, antes de sair, furtou dois veículos zero quilômetro da concessionária no dia 18 de junho. Toda a ação foi registrada pelas câmeras de segurança do local.
Prisões
No dia 24, o grupo voltou a agir e levou a Hilux de um supermercado. Já no dia seguinte, a equipe da DFRV prendeu os três suspeitos em flagrante. Além do líder, foram detidos o filho dele, de 22 anos, que também participava diretamente das ações, e um receptador de 46 anos. A prisão ocorreu na Serra, mas o bairro não foi informado.
Durante a abordagem, o receptador foi flagrado com um dos veículos roubados da concessionária, um Renault com placas adulteradas. Nenhum dos detidos resistiu à prisão.
Os três suspeitos vão responder por furto, associação criminosa, adulteração veicular e receptação. As investigações continuam para identificar outros integrantes do grupo.
Vídeos YouTube SN:
- Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!