Na última quarta-feira (11), nossa reportagem teve acesso a reclamação de uma mãe de aluno matriculado na EMEF Governador Carlos Lindemberg, localizada no bairro Parque Residencial Mestre Álvaro, sobre problemas relacionados à entrega dos uniformes escolares. Segundo a responsável, o kit entregue para seu filho está completamente fora das medidas adequadas.
A reportagem do Serra Noticiário procurou a Prefeitura Municipal da Serra (PMS), que se pronunciou sobre o caso, afirmando que A Secretaria de Educação orienta que, caso alguma família identifique alguma divergência nas peças recebidas, procure diretamente a escola. Assim, será possível providenciar a troca e acionar o fornecedor para as devidas correções.
Leia Mais ∎
Mãe de aluno mostra kit de uniforme entregue com medidas erradas
Dessa forma, em um vídeo enviado à nossa equipe, a mãe mostra o uniforme recebido e explica que seu filho veste roupas de até 8 anos, mas o kit entregue seria compatível com o tamanho de um adulto.
Inclusive, ela afirma que vestiu a blusa de frio que veio com o uniforme e lhe serviu tranquilamente. Ou seja, mesmo ela tendo as medidas de um adulto. Além desse caso, outros relatos semelhantes têm circulado nas redes sociais. Em algumas situações, os alunos receberam uniformes com medidas menores do que as suas reais, tornando as peças impróprias para uso no ambiente escolar.
Alunos na Serra relataram problemas semelhantes
Outros pais relataram problemas semelhantes, como uniformes infantis enviados para adolescentes ou peças tão pequenas que nem sequer cabem nos alunos. As reclamações destacam uma possível falta de atenção aos dados cadastrais dos estudantes, essenciais para garantir que os uniformes sejam distribuídos corretamente. Além disso, pais se queixaram também de alguns kits de uniformes com peças faltando.
Sendo assim, os pais cobram celeridade na correção dos erros e pedem maior transparência sobre os procedimentos adotados pela Prefeitura para evitar novos transtornos.
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Diante dos relatos, nesta quinta-feira (12), nossa reportagem encaminhou questionamentos à Prefeitura da Serra, se estava ciente dos relatos sobre equívocos na entrega de uniformes escolares com medidas incorretas? Quais são as causas desses erros no endereçamento dos uniformes aos alunos? Houve falha no cadastro, na distribuição ou no fornecimento por parte da empresa contratada? E por fim, se existe algum procedimento ou canais disponíveis para os pais ou responsáveis realizarem a troca das peças inadequadas?
Prefeitura da Serra afirma que não houve registro de reclamações
Ainda na quinta-feira, a Prefeitura da Serra respondeu à reportagem do Serra Noticiário. Em nota, a gestão informou que está distribuindo mais de 540 mil peças de uniformes escolares para cerca de 70 mil alunos da rede municipal. Até o momento, com 90% das entregas já concluídas. Segundo a gestão, ocorreu uma pesquisa presencial nas escolas. Até o momento, não constataram reclamações formais registradas nas unidades. A prefeitura ainda afirmou que, pesar de alguns atrasos logísticos, a Secretaria de Educação orienta que eventuais problemas nas peças sejam informados à escola para providenciar a troca.
Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura da Serra informa que mais de 540 mil peças de uniformes escolares estão sendo distribuídas a aproximadamente 70 mil estudantes da rede municipal de ensino. Até o momento, cerca de 90% das entregas já foram concluídas.
Para garantir a qualidade dos uniformes, foi realizada uma pesquisa presencial nas escolas. Não foram constatadas reclamações formais registradas nas unidades.
A entrega dos uniformes segue em andamento, conforme a disponibilidade em cada unidade de ensino. Eventuais atrasos ocorreram em razão de questões logísticas e também por parte do fornecedor. A Secretaria de Educação orienta que, caso alguma família identifique alguma divergência nas peças recebidas, procure diretamente a escola. Assim, será possível providenciar a troca e acionar o fornecedor para as devidas correções.
Esse trabalho reforça o compromisso da gestão com a valorização da educação pública e o cuidado com cada estudante da rede municipal. Investir em uniformes de qualidade, ouvir a comunidade escolar e buscar soluções diante dos desafios são atitudes que demonstram responsabilidade, transparência e respeito às famílias.
A Prefeitura segue atuando com seriedade para garantir condições adequadas de aprendizado e bem-estar para todos os estudantes da Serra.”
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.
