Na manhã da última quinta-feira (12), por volta das 6h50, uma passageira entrou em contato com a reportagem do Serra Noticiário para denunciar a superlotação dos ônibus das linhas linhas 815 (Terminal Laranjeiras / IFES) e 860 (Terminal Jacaraípe / Terminal Laranjeiras via Av. Paulo Pereira Gomes), que operam no Terminal de Laranjeiras, na Serra.
A reportagem entrou em contato com a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (CETURB-ES) e com a GVBus para buscar esclarecimentos sobre o caso. Em nota, a CETURB informou que disponibiliza 11 viagens nos horários de pico para as linhas citadas e que continuará monitorando os horários de maior movimento no Terminal para reforço de ônibus caso seja necessário.
Leia Mais ∎
Filas longas de passageiros no Terminal de Laranjeiras
Segundo a passageira, a fila para embarcar nessas linhas é constantemente extensa nos horários de pico, principalmente pela manhã. Ela atribui o problema ao baixo número de ônibus em circulação, o que gera aglomeração e espera prolongada.
“Não importa a hora que a pessoa chegue sempre vai estar em ônibus lotado”
Passageira
Condições desconfortáveis e rotina exaustiva
A passageira destacou que a situação se repete diariamente, expondo os passageiros a condições desconfortáveis e inseguras durante o deslocamento para o trabalho, estudo ou outros compromissos.
As linhas 860/815 ligam terminais e instituições de ensino na região de Laranjeiras, sendo essencial para milhares de trabalhadores. A falta de reforço na frota em horários de maior demanda tem gerado reclamações frequentes entre os usuários do transporte coletivo.
“A passagem está cara, o Wi-Fi não funciona, ar condicionado falha e ainda temos que estar todos os dias em ônibus abarrotado!”
Passageira
Vídeo YouTube SN:
Reportagem entrou em contato com a CETURB
A reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a CETURB-ES e com a empresa GVBus para solicitar posicionamento sobre o número de veículos alocados à linha e possíveis medidas de reforço operacional.
CETURB respondeu ao SN
Em nota, a CETURB respondeu que nos horários de pico são realizadas onze viagens nas linhas 815 (Terminal Laranjeiras / IFES) e 860 (Terminal Jacaraípe / Terminal Laranjeiras via Av. Paulo Pereira Gomes), com intervalo médio de cinco em cinco minutos, chegando a operar a cada quatro minutos. A Companhia esclareceu que as linhas continuarão sendo monitoradas pela fiscalização nos horários em que houver maior demanda e receberão reforço caso seja necessário.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará atualizações assim que possível.
